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Licenciatura em Educação Social
Objetivos gerais
Formar profissionais de intervenção socioeducativa capacitados para trabalhar em múltiplos contextos educativos e sociais, com indivíduos e populações que evidenciem a necessidade de promoção de estratégias de desenvolvimento global.
O educador social deverá: adquirir formação teórica e técnica em Educação Social; promover a justiça social, para a qualidade de vida das populações, dos grupos e dos indivíduos, respeitando direitos de cidadania dos indivíduos e grupos; conhecer e caracterizar realidades sociais diversas, para responder a problemas no âmbito das pessoas com Necessidades Educativas, populações em contexto de exclusão ou em reabilitação social; conceber e avaliar projetos de mediação sociocultural, em programas educativos dirigidos à infância, juventude, população sénior, educação familiar e ambiental; conhecer e utilizar recursos numa perspetiva proactiva e responsiva às situações e problemas; adquirir competências de investigação que fundamentem a ação e atualização permanente.
Objetivos de aprendizagem
O Educador Social com os conhecimentos construídos deverá ser capaz de: (a) compreender a importância da ação educativa não formal e informal em contextos educativos e sociais concretos; (b) identificar os contextos em que tal ação é necessária; (c) diagnosticar áreas prioritárias de intervenção bem como os respetivos grupos alvo; (d) planificar e supervisionar programas/ações em consonância com esses diagnósticos; (e) implementar metodologias e estratégias de mudança social; (f) formar comunidades, grupos e indivíduos enquanto agentes de intervenção para essa mesma mudança; (g) atuar enquanto mediador das várias instituições públicas e privadas presentes nos territórios; (h) construir competências ao nível da comunicação e relações interpessoais; (i) construir competências ao nível da investigação, análise, pensamento crítico e reflexão; (j) construir competências ao nível da cooperação e criatividade na gestão das funções em educação social.
Saídas profissionais
Mediador comunitário
Educador de tempos livres e de lazer
Educador em organizações de acolhimento e inserção social
Educação parental
Programas de intervenção educativa com crianças e jovens
Programas de promoção da inclusão social com grupos e indivíduos em situação de exclusão
Condições de Acesso
Provas de ingresso
Candidatura de 2024
Uma das seguintes provas:
02 Biologia e Geologia
06 Filosofia
09 Geografia
11 História
18 Português
Candidatura de 2025
Um dos seguintes conjuntos:
18 Português + 02 Biologia e Geologia
18 Português + 06 Filosofia
18 Português + 09 Geografia
18 Português + 11 História
Pré requisitos
(não aplicável)
Nota do último colocado
Avaliação do CE
- Relatório de autoavaliação
- Relatório da Comissão de Avaliação Externa e Decisão do Conselho de Administração da A3ES
Outras informações:
- Duração: seis semestres
- ECTS: 180
- Registo inicial DGES (informação a publicada após registo)
- (Registo de Alterações DGES – quando se verifique)
- Empregabilidade (Informação publicada após primeira avaliação)
- Publicação do Plano de estudos em DR consulte aqui
Registo inicial: R/A-Cr 76/2020 de 26-06-2020
Para obter informações mais detalhadas ou para marcação de visitas é favor contactar:
Gabinete de Comunicação e Imagem
E-mail: gci.esecs@ipportalegre.pt
Tel: 00351 245 339 400
Plano de Estudos
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Legenda: TP Ensino Teórico-Prático, OT Orientação Tutorial, PL Ensino Prático e Laboratorial, T Ensino Teórico, E Estágio, O Outra, S Seminário, ECTS Sistema Europeu de Transferência de Créditos.
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