.

Destaque 18, Mar, 2024

Visita da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior marca início da obra de ampliação da Residência de Estudantes dos Assentos

A ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Doutora Elvira Fortunato, participou no lançamento da obra de renovação e ampliação da Residência de Estudantes dos Assentos, do Politécnico de Portalegre, na manhã de 18 de março.
Este é o primeiro de três investimentos que vão avançar este ano, em Portalegre, ao abrigo do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Em diálogo público com o presidente do Politécnico de Portalegre, Professor Luís Loures, a governante foi informada das diligências para aumentar a oferta de alojamento estudantil na região, levadas a cabo não só pelo próprio Politécnico, como pelos municípios de Elvas e de Portalegre.
A par dos investimentos em curso, o presidente do Politécnico anunciou que está a ser trabalhada uma nova candidatura, visando o financiamento para a construção de mais um edifício, com capacidade para 201 camas.
O acordo com o Instituto Português do Desporto e da Juventude/ Movijovem, para utilização de camas na Pousada da Juventude, será mais uma resposta para incremento do alojamento estudantil, quando estiverem concluídas as obras de beneficiação do imóvel localizado na Avenida do Bonfim.
Depois de ficar a conhecer as alternativas encontradas pelo Politécnico para fazer face à escassez de alojamento, a ministra mostrou interesse em averiguar os motivos da demora na autorização requerida pelo IPPortalegre, para dar uso ao antigo Internato Masculino de Santo António. O objetivo será o aluguer e reabilitação do imóvel, para funcionar como residência de estudantes, o que representaria um acréscimo de 60 camas.
Os desafios que se colocam neste território, relacionados com mobilidade e fixação de pessoas, também foram abordados, no diálogo entre o presidente do Politécnico e a ministra da tutela.

“O que aconteceria à região?”, se esta instituição de ensino superior não estivesse aqui, foi a questão que a governante formulou, antes de dar os parabéns, “por todo o trabalho que têm feito, ao longo dos anos”.

Participaram, nesta visita, a diretora da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, Prof.ª Ana Cristina Perdigão e a coordenadora do PNAES, Dra. Andreia Lopes. Em representação do Município de Portalegre compareceu a vice-presidente, Dra. Laura Galão. Também esteve presente o representante da construtora Damião & Belo, empresa à qual foi adjudicada a empreitada.
A ministra foi recebida pela gestão de topo do Politécnico; diretores das escolas superiores sediadas em Portalegre; provedor do estudante e governanta da Residência.
O autor do projeto de arquitetura em foco, Arq. João Cardoso, explicou quais são as intervenções previstas.

Um novo edifício e beneficiação de toda a atual infraestrutura

A intervenção que agora se inicia traduzir-se-á em melhoramentos significativos. A obra de beneficiação do edifício existente inclui substituição dos pisos, remodelação de todas as casas de banho, instalação de fechaduras eletrónicas e várias melhorias ao nível da eficiência energética, tais como isolamento térmico de todo o edifício, novas janelas, novo sistema de aquecimento de águas e sistema de controlo de perdas de energia.
O novo edifício, à semelhança do edifício original, também terá três pisos, todos com sala de convívio e quartos duplos com casa de banho. Haverá um ginásio, uma sala de convívio grande e uma lavandaria comunitária, à disposição de toda a comunidade académica. Desta forma, vai ser possível aumentar a oferta de alojamento, com mais 82 camas.
Trata-se de um investimento no valor de 3 831 766,60 euros, ao qual acresce o valor do IVA, não estando ainda contemplada verba para o mobiliário do novo edifício.

Notícias Eventos