Viver Conhecer e Sentir

PORTALEGRE e o Norte Alentejano

Aqui, o Norte abraça o Sul e o homem funde-se com a natureza num entendimento secular. A paisagem é arrumada, limpa, seja rural ou urbana, como limpos são os seus ares e cristalinas as águas. No topo dos montes espreita o casario abraçado de muralhas: parece temer, ainda, algum assalto. Só a matriz se sobreleva, protectora, projectando o branco açucarado da cal no azul absoluto do céu. Vive aqui um povo dócil, sinceramente hospitaleiro, que surpreende pelas suas artes e que ultrapassou as vicissitudes da história com uma dignidade ímpar.

Portalegre é a cabeça da região. Ao longe é só branca, espreguiçada sobre o fundo dum verde generoso. Mais de perto, aparece o amarelo do ocre, a cor trigueira do granito, o vermelho-tijolo dos telhados, os salpicos de verde dos muitos quintais e jardins. Em Maio, é intenso o perfume da flor da laranjeira. E de tudo isto é feita a alma da secular Portus Alacer.
 

Professor Doutor Domingos Bucho

 

xevora.jpg
160421-PRMRS-MFL-1683.jpg 14963224_1190827784288594_6275738010013500482_n.jpg karts.jpg dsc03414.jpg f11864.jpg imagem_news.jpg

Vem Divertir-te 

Portalegre acolhe alguns dos maiores eventos desportivos em diversas áreas do desporto e do lazer.

Para os adeptos da Aventura, o Ultra Trail De São Mamede e o trail Trilhos dos Reis são algumas das maiores provas nacionais de Trail, todas disputadas no Parque Natural da Serra de São Mamede.

Se gostas de Todo o Terreno então vieste ao sítio certo. Internacionalmente a Baja de Portalegre é considerada a mais carismática prova de todo o terreno do calendário Europeu. Decorre todos os anos em Novembro contando para taça FIA de Bajas e para o campeonato nacional de todo o terreno. Decorre ainda em Fronteira, uma vila a 60 km de Portalegre, as conhecidas 24 Horas de TTonde a resistência é palavra chave. Sabias que o campeão nacional de Todo o Terreno é Portalgrense, vem conhecer o campeão Nuno Matos e atreve-te a fazer um Co-Drive ao lado direito na backet do Opel Mokka, ele realiza vários durante o ano.

O BTT é outra das grandes modalidades de Portalegre. Outrora a grande Maratona de BTT de Portalegre, a maior e mais antiga, a mais carismática Maratona de Todos os Tempos, organizada pelos Ases do Pedal deu agora lugar a outros eventos promissores tais como as 24 BTT Portalegre ou campeonato interfreguesias. O Epic Portalegre é outra das provas de BTT que se disputa durante 3 dias em redor do parque natural de São Mamede.

Orientação, também é aqui, Conheces o Portugal O-Meeting? O Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos organiza o Portugal O’ Meeting e escolhe há vários anos a região de Portalegre como acolhedora da prova rainha desta modalidade. Vários dias de orientação, Vários dias de aventura. 

Gostas de Aulas de Grupo, temos uma grande panóplia de organizações e empresas de Portalegre a criar novas ideias e novas emoções. Entra em contacto para saber como participar, o IPPortalegre encaminha-te. 

E de KARTS, queres atrever-te? Tens estas máquinas disponiveis 6 dias por semana no Kartodromo de Portalegre, mesmo ao lado da Residência, a 5 minutos a pé, na Sede do Grupo Motard Novo Milenio.

E de Futebol, Portalegre tem vários clubes onde podes inscrever-te, inclusivé no FutSal do IPP. Visita a Associação de Futebol de Portalegre.

Gostas de Música de Verão? O Crato é mesmo aqui ao lado, a 15 minutos de Portalegre, o festival do Crato proporciona os melhores momentos que um festival de verão pode oferecer.

E da noite? Portalegre é conhecida pelas suas Tasquinhas e Petiscos, pelos bares da Praça da Républica que são seguidos uns aos outros alguns com Música ao Vivo durante todo o ano. 

Gostas de Cavalos e Equitação? Temos várias organizações que o fazem, mesmo em Portalegre, não precisas de te deslocar, a menos que queiras ir a Alter do Chão visitar o conhecido Cavalo Puro Sangue Lusitano na famosa Coudelaria Alter Real.

... E MUITO MAIS

NacionalSupermoto2016-Portalegre-640x329.jpg 081.JPG trail022.jpg btt portalegre.jpg MapaNomeacoes02.jpg mw-1024.jpeg
catedral-de-portalegre.jpg

História Uma cidade cheia de passado

Cidade histórica e monumental, mas também operária, das indústrias que aqui se estabeleceram desde tempos recuados. Cidade de estudantes, que sempre o foi - no Liceu, trajava-se à coimbrã até aos anos Setenta - e mais agora, como centro de Ensino Superior Politécnico. Cidade de poetas - de Régio - e de pintores, de tantos, que constantemente a recriaram. Cidade de cafés e de tertúlias, de tabernas, de bons vinhos e de petiscos, de inefáveis doces conventuais. Cidade das tapeçarias que dignificam, com a sua presença, as mais exigentes salas da Europa. E por tudo isto se apresenta, aos olhos do visitante, como para Torga: "presunçosamente escarolada do parapeito da paisagem larga, a ver passar o tempo, convencida de que tem salvo-conduto para a eternidade".

Professor Doutor Domingos Bucho

11222122_724917524306751_4495645777010285501_n.jpg

Já conheces as Nossas Atividades? 

O IPPortalegre organiza um conjunto alargado de atividades nas quais podes participar. Faz amigos, vai com eles.

  • Em Maio vem conosco à Caminhada CCDP/IPP
  • Aulas de Zumba, entre Novembro e Junho, é sempre a saltar... e o YOGA já experimentaste? A partir de Janeiro vamos a relaxar, nada melhor que o YOGA para acalmar a alma na época de exames.
  • Se gostas de Futebol de Salão participa no torneio de futsal.

Clica AQUI para saberes MAIS sobre as ATIVIDADES onde podes participar, conhece as nossas infraestruturas e o nosso programa programa IPPLazer

Conhece A Terra que será a dos teus sonhos

 

Estuda e serás recompensado conhece as nossas bolsas de mérito AQUI