[recuar]
Álcool
O álcool pode ser causa de doença
Quando se consomem bebidas alcoólicas em quantidades superiores às que o organismo pode suportar, adoece-se
A esta doença chama-se alcoolismo.
O alcoolismo pode ser agudo ou crónico.
Alcoolismo agudo, ou embriaguez, é o estado em que um indivíduo fica quando consome uma vez ou outra, bebidas alcoólicas em excesso. Fica perturbado, perde o equilíbrio e o controlo. Pode perder a consciência, entrar em coma e, até, morrer.
Alcoolismo crónico é o estado resultante do uso habitual e repetido de bebidas alcoólicas que, embora podendo ser em pequenas quantidades ao longo do dia, atinge uma quantidade total superior à que o fígado pode eliminar.
O permanente efeito tóxico sobre os órgãos no corpo humano provoca graves alterações físicas (por exemplo: gastrite, cirrose hepática) e mentais (por exemplo: delirium tremens ou delírio alcoólico, perda gradual de capacidades, demência).
O alcoólico crónico sofre de uma doença de que pode e deve ser tratado.
Sinais e sintomas de envenenamento por álcool (álcool em excesso)
Se está com alguém que exibe um dos seguintes sintomas, chame o 112, para uma assistência médica imediata:
- Respiração lenta e baixa, com menos de 8 inspirações por minuto
- Lábios e pontas dos dedos roxos
- Apesar das tentativas para ser acordada, a pessoa continua adormecida
- Vómitos incontroláveis e/ou vómitos de sangue
Locais de Informação e Tratamento no Distrito de Portalegre:
|
UTRA
|
Unidade de Tratamento e Recuperação de Alcoólicos
Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Dr. José Maria Grande de Portalegre
Telf – 245 301 064
|
|
CAT
|
Centro de Atendimento a Toxicodependentes de Portalegre
R. de S. Pedro (antigo Sanatório)
7300-008 Portalegre
Telf – 245 337 057
|
|
CAT
|
Centro de Atendimento a Toxicodependentes de Elvas
Lg de S. Domingos, 16
7350-423 Elvas
Telf – 268 637 550 |
|