.

Notícias 16, Jan, 2019

Por que razão os estágios são uma das melhores formas de encontrar novos talentos?

CCISP integra consórcio responsável pelo projeto Learntowork.eu.

 

Inúmeros estudos mostram que as pequenas empresas têm dificuldade em encontrar trabalhadores adequados, o que limita as suas oportunidades de crescimento e aumenta os custos. Ao mesmo tempo, as instituições de ensino superior profissional (doravante, IESP) nem sempre estão preparadas para colocar os seus alunos em grande escala nas PME. Por fim, a Europa, no seu conjunto, ainda apresenta uma elevada taxa de desemprego – um fenómeno conhecido como «défice de competências». Tal significa que as competências que a população apresenta atualmente não são necessariamente as competências de que os empregadores necessitam.

Learntowork.eu é uma iniciativa do projeto SAPS financiada pelo programa Apoio à Reforma das Políticas do Erasmus+, executada em colaboração entre 10 membros de diferentes países da Europa, incluindo Portugal. Os objetivos do projeto são duplos: ajudar a estruturar as práticas de estágio entre as IESP e as PME e melhorar a imagem dos estágios junto das PME através de uma campanha promocional multilingue.

Pesquisas recentes mostram que os estagiários trazem novos conhecimentos sobre os mais recentes desenvolvimentos técnicos e científicos e, enquanto são orientados para resolver problemas reais numa empresa real, colocam esse conhecimento em prática e transferem-no para a equipa. Isto resulta geralmente em melhores produtos e serviços, melhor imagem de marca e aumento de lucros – e, portanto, sustentabilidade a longo prazo para a organização.

Existem vários exemplos a nível nacional e europeu muito bem-sucedidos de como os estudantes das instituições de ensino superior, em contexto de estágio, pensam de forma inovadora, representam uma perspetiva nova no ambiente de trabalho e são contratados imediatamente após o estágio. Além disso, as instituições beneficiam com o programa e potenciam a abertura de novos canais de comunicação direta com o mercado empresarial, o que permite adaptar os programas de estudo às necessidades do mercado de trabalho. A experiência a nível europeu diz-nos que os estágios criam uma situação benéfica para todos: para a PME, para o estagiário e para a instituição de ensino.

O projeto desenvolve materiais de ensino e aprendizagem para as PME, enquanto melhora os procedimentos das instituições de ESP para torná-las mais abertas aos estágios. Um dos exemplos, Kit de Garantia da Qualidade do Estágio que oferece uma ferramenta de gestão prática e fácil de usar para as IESP e para as PME, para assegurar a qualidade dos estágios e uma cooperação benéfica para todos. O Kit segue uma abordagem sistemática de gestão de qualidade e funciona em duas direções: de dentro para dentro, estruturando os processos organizacionais para conseguir uma colaboração bem-sucedida na execução dos estágios, e de dentro para fora, como uma ferramenta de garantia de qualidade e transparência.
 

16.01.2019

Para mais informações, contactar
*217 928 360 * ccisp@ccisp.pt
www.learntowork.eu

Notícias Eventos