.

Eventos 01, Out, 2019

BEM-VINDOS

Abertura do ano letivo 2019/2020.

O Politécnico de Portalegre deu as boas-vindas aos novos alunos, na tarde de 1 de outubro, num evento de abertura oficial do ano letivo, realizado no Campus Politécnico.

A conferência do Professor António Sampaio da Nóvoa – embaixador de Portugal na UNESCO e antigo reitor da Universidade de Lisboa – mobilizou a comunidade académica e desafiou à reflexão sobre o tema “Ensino superior: para quê?”.  

O Politécnico de Portalegre e a nossa região têm a dimensão que têm. Temos dificuldades que os grandes centros cosmopolitas de Lisboa e do Porto não têm. Mas temos, até pela nossa dimensão e qualidade de vida um melhor conhecimento uns dos outros e uma maior preocupação uns com os outros. Conhecemo-nos pelo nome. (…) contem sempre com uma porta aberta para dialogar, ajudar, incluir e encaminhar, foi uma das mensagens que o presidente do Politécnico, Prof. Albano Silva, deixou aos novos alunos, manifestando a disponibilidade dos dirigentes do IPP e das suas Escolas.

Apenas mais duas ou três mensagens. Desejar a todos os alunos, e colaboradores docentes e não docentes do Politécnico as maiores felicidades para este novo ano letivo. Dizer aos alunos que os profissionais desta casa trabalham todos os dias para que eles sejam cidadãos cultos e qualificados e tenham experiências de ensino e de investigação cada vez mais ligadas ao tecido socioeconómico da região e à sua futura profissão. Mas fundamentalmente que sejam pessoas felizes, autónomas, exigentes, críticas e livres, capazes de contribuir para redimensionar do ponto de vista produtivo a nossa região, e capazes de contribuir para construir um Portugal mais desenvolvido e socialmente mais equilibrado e justo, desejou o Prof. Albano Silva.

Finda a primeira parte do evento, que decorreu no auditório Dr. Francisco Tomatas, o encontro de boas-vindas transitou para o espaço exterior, onde uma sunset party com música e churrasco (que contou com o patrocínio da Carnalentejana), foi propícia à interação entre os estudantes das quatro Escolas e a “família IPP”.

Notícias Eventos