S4Game

• Treino de soft skills para equipes cirúrgicas usando um Serious Game imersivo

 

Código

• 2018-1-ES01-KA202-050943

 

Contexto / Enquadramento

Competências não técnicas ou soft skills são capacidades interpessoais (ex. comunicação, trabalho em equipe), cognitivas (ex. tomada de decisão, consciência situacional) e pessoais (ex. lidar com stresse e fadiga) que complementam as competências técnicas e contribuem para um desempenho seguro e eficiente da atividade desenvolvida. A influência das soft skills no ambiente cirúrgico tem vindo a ser analisada nos últimos tempos. Estas são de crescente importância na cirurgia e na formação cirúrgica, considerando que as estratégias tradicionais utilizadas na aquisição de competências e habilitações técnicas não são atualmente suficientes na capacitação para uma prática cirúrgica moderna e segura. O Ensino e Formação Profissional (EFP) dos membros da equipe cirúrgica em soft skills é também fundamental para a formação contínua destes profissionais. Por outro lado, a Realidade Virtual e os Serious Games são mercados emergentes com infinitas possibilidades em diversas áreas. Têm também grandes possibilidades na formação cirúrgica, ainda não exploradas, pois proporcionam ambientes imersivos, onde os membros da equipe cirúrgica podem adquirir competências não comprometendo a segurança do paciente, não requerendo a utilização de um bloco operatório, evitando os custos associados ao seu uso.

 

Objetivos

O projeto S4Game visa proporcionar aos profissionais de saúde uma abordagem inovadora para adquirir e desenvolver soft skills que promovam o seu crescimento profissional. Para este efeito, serão produzidos um Handbook e um Serious Game imersivo baseado em tecnologias de Realidade Virtual. O principal objetivo de aprendizagem será a aquisição das soft skills necessárias para a atividade num bloco operatório, como a comunicação, o trabalho em equipe ou a liderança. Os diferentes intervenientes envolvidos num bloco operatório (cirurgião, enfermeiro e anestesista) estarão presentes no Serious Game na forma de avatares 3D, permitindo a recriação da interação típica durante o procedimento cirúrgico.

 

Resultados

  1.  Handbook de treino de soft skills utilizando Realidade Virtual e Serious Games para equipes cirúrgicas do bloco operatório: documento integrando informação aprofundada sobre novas abordagens e metodologias inovadoras no treino de soft skills usando Realidade Virtual e Serious Games para equipes cirúrgicas do bloco operatório. Pretende-se auxiliar os professores, formadores e mentores de EFP e as suas instituições na organização de atividades de formação.
  2. S4Game: jogo de consola e parte integrante das atividades de treino enunciadas no Handbook. Será efetuado através de um processo de inovação dual. Serão também disponibilizados um manual de utilizador e demonstrações. O S4Game será testado em sessões individuais de formação nos quatro países que participam do consórcio.

 

Impactos e Benefícios

Perspetiva-se que o projeto S4Game tenha um significativo impacto externo. Considerando a falta de treino regular em soft skills nas equipes cirúrgicas, espera-se que se torne um instrumento essencial para melhorar as competências dos profissionais cirúrgicos especializados. Pretende-se facultar uma nova ferramenta de formação para aquisição de aptidões relacionadas com as soft skills, com aplicabilidade na atividade laboral das equipes cirúrgicas. Pretende-se uma melhoria dos cuidados prestados ao paciente através do decréscimo de erros associados às soft skills no bloco operatório. Os formadores e instituições da área do EFP também beneficiarão dos resultados do S4Game, podendo aceder a metodologias e indicações para utilização de dispositivos baseados em Realidade Virtual na formação. A competitividade europeia neste sector será também ampliada, contribuindo esta ação transnacional para aumentar a consciencialização sobre a importância do treino de soft skills nas equipas cirúrgicas e a necessidade de colmatar esta lacuna com soluções adequadas de formação. O S4Game representa a uma oportunidade de especialização chave num amplo mercado em crescimento a nível mundial.

Parceiros / Consórcio

Centro de Cirugía de Mínima Invasión Jesús Usón – Cáceres (Espanha)
image2.jpeg

Instituto Politécnico de Portalegre: Escola Superior de Saúde – Portalegre (Portugal).
image3.png

Viral Studios Sociedad Limitada – Badajoz (Espanha)
image4.png

Charles University: Faculty of Medicine in Hradec Králové – Hradec Králové (República Checa)
image5.png

Semmelweis University: Department of Surgical Research and Techniques – Budapest (Hungria)
image6.png

 

Website

 

Orçamento Global

  • 229.160,00 €

Duração

  • 24 meses

image7.png

image8.png

 

Share this post