InovTechAgro

O Politécnico de Portalegre é uma das entidades gestoras do InovTechAgro – Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Sector Agroflorestal, cujo protocolo de constituição é assinado a 16 de setembro.
O evento tem lugar no INIAV –  Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, em Oeiras, e conta com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Ministra da Agricultura. A apresentação do InovTechAgro está a cargo do professor da Escola Superior Agrária de Elvas, Luís Alcino da Conceição.

Programa da sessão

Transmissão em direto
(16 de setembro, 14h10, página de Facebook da Rede Rural Nacional)

O InovTechAgro terá competências nas áreas de agricultura de precisão, digitalização e mecanização agrária, em todo o território nacional, e constitui um claro sinal da enorme mobilização do sector agroflorestal em torno de uma temática que se revela fundamental para a competitividade do país.
Visa a promoção de um setor mais inteligente, seguro, moderno e sustentável, reforçando as medidas de proteção ambiental e luta contra as alterações climáticas, tão importantes no seio da Política Agrícola Comum no período pós 2020.

Os Centros de Competências, como estruturas em rede que juntam os produtores, indústria, sistema científico e tecnológico nacional e as autarquias, têm-se revelado determinantes para alcançar a necessária competitividade e sustentabilidade socioeconómica do sector agroflorestal nacional.
A agricultura de precisão, a digitalização e a mecanização agrária congregam, no seu seio, um conjunto de tecnologias determinantes para a produtividade das fileiras de produção agroflorestal através do uso das máquinas e com cada vez mais o recurso a plataformas digitais para apoio à decisão do agricultor.

Este Centro de Competências envolve 65 entidades representantes de organizações de agricultores, centros de ensino e investigação, entidades privadas, administração pública e empresarial do Estado.

 

Entidades gestoras do InovTechAgro:

ADVID - Associação Desenvolvimento da Viticultura Duriense; ANPOC – Associação Nacional dos Produtores de Oleaginosas, Cereais e Proteaginosas; ANPROMIS – Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo; DGADR – Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural; FENALAC- Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite; FENAPECUARIA – Federação Nacional das Cooperativas de Produtores Pecuários; FNOP – Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas; GPP – Gabinete de Planeamento e Políticas e Administração Geral; INESC TEC – Institute for Systems and Computer Engineering, Technology and Science; INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária; Instituto Politécnico de Portalegre; Instituto Superior de Agronomia e Universidade de Évora.

Share this post