.

Notícias 27, Nov, 2020

Campus do Politécnico de Portalegre acolhe empresa do grupo IBM

Lab da Softinsa especializado em soluções tecnológicas para as Cidades Inteligentes fica sediado na BioBIP.
Tal representa não só a criação de emprego altamente qualificado e uma oportunidade de fixar talento na região, como também o enriquecimento da oferta formativa do Politécnico de Portalegre nas áreas da gestão e das engenharias.
O protocolo de cooperação foi assinado no Dia do Politécnico.

 

Dia 25 de novembro decorreu a cerimónia de assinatura do protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Portalegre, o Politécnico de Portalegre, a Softinsa e a IBM Portugal.

Portalegre vai assim ter um Centro de Desenvolvimento que irá permitir a criação de postos de trabalho qualificados.

O objetivo deste protocolo é criar um Lab especializado em soluções tecnológicas para as Cidades Inteligentes.

Na primeira fase, o Centro de Desenvolvimento ficará sedeado no Campus Politécnico, na incubadora de empresas de base tecnológica, ocupando o espaço de cowork. Uma vez concluídas as obras de ampliação da BioBIP, o Centro de Desenvolvimento da Softinsa ocupará um dos novos edifícios com dois andares e área útil de aproximadamente 500 m2.

Sempre que seja viável, a Câmara Municipal irá colaborar no desenvolvimento ou implementação de soluções tecnológicas inovadoras. A cidade de Portalegre e o seu concelho serão usados como um “laboratório vivo”, que permita testar funcionalidades e a sua adaptabilidade à realidade local, em áreas tais como a gestão sustentável do uso da água em espaço urbano e as Soluções para Cidades Inteligentes.

A assinatura do protocolo aconteceu no Dia do Politécnico de Portalegre. Este “presente especial” é partilhado com todos os envolvidos e, principalmente, com toda a Comunidade, pelos benefícios que se espera que desta parceria advenham, desde logo a retenção de recursos humanos qualificados desta instituição.

No recrutamento para os postos de trabalho, serão privilegiados os recursos humanos do distrito e, em especial, os diplomados pelo Politécnico de Portalegre, das áreas das engenharias e da gestão.

O acordo foi assinado, num evento restrito, no Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre, que contou com a intervenção do diretor geral da Softinsa, Sérgio Pereira; do presidente da IBM Portugal, José Manuel Paraíso; do presidente do Politécnico de Portalegre, Albano Silva, e da presidente do Município, Adelaide Teixeira. 

Notícias Eventos