.

Notícias 23, Jun, 2021

Estudantes do Politécnico de Portalegre conquistam Prémio na VII Edição da Academia GRACE

As alunas Inês Gomes, Lúcia Félix, Rita Falé e Madalena Semedo venceram o “Prémio Ação”, na VII Edição da Academia GRACE, com o trabalho intitulado “Redução do desperdício de plástico através da instalação de estações de abastecimento de água”.
As vencedoras são estudantes da licenciatura em Gestão, da ESTG – IPPortalegre, tendo a sua candidatura sido orientada pela Prof.ª Fernanda Policarpo.
Os resultados do concurso foram anunciados a 23 de junho, numa cerimónia virtual em que os participantes premiados tiveram oportunidade de apresentar o seu trabalho. No total, atribuíram-se quatro prémios. O “Prémio Ação”, que distinguiu o trabalho das alunas do Politécnico de Portalegre, assenta nos critérios de aplicabilidade e replicabilidade. As suas autoras ganharam o prémio que consiste na participação num Bootcamp em Empreendedorismo Social do IES-SBS.
Ao concurso promovido pela associação GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial, no âmbito do projeto Uni.Network, concorreram 88 trabalhos académicos, apresentados por estudantes de oito IES. 
Nesta edição, os estudantes do Ensino Superior foram desafiados a responder ao tema “A Agenda 2030 – O desafio de Build Back Better”, através de “trabalhos que demonstrem às empresas como podem reconstruir a sua estratégia, para melhor dar resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, tendo em conta o impacto profundo da Covid19”.
 

Sobre o projeto

REDUÇÃO DO DESPERDÍCIO DE PLÁSTICO ATRAVÉS DA INSTALAÇÃO DE ESTAÇÕES DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
O projeto visa responder à problemática do impacto do plástico na vida e no meio ambiente. A solução proposta é a instalação de Estações de Abastecimento de Águas em pontos estratégicos. 

Objetivos
– Limitar a quantidade de garrafas de plástico descartáveis;
– Tornar a água potável acessível a toda a população e de forma gratuita. 

Impacto
– Com a utilização das Estações iria poupar-se, por pessoa, aproximadamente 7,28 kg de plástico, no prazo de um ano;
– Por esta via, um terço da população portuguesa iria reduzir aproximadamente 2,5 toneladas de plástico, num período de um ano.

Notícias Eventos