.

Destaque 06, Mai, 2022

Softinsa: Lab especializado de Portalegre celebra primeiro aniversário

O Lab especializado de Portalegre gerido pela Softinsa e pela Kyntech Services celebra a 6 de maio o seu primeiro aniversário. Este centro, que teve a sua génese na assinatura do protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Portalegre, o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), a Softinsa e a IBM Portugal, tem vindo a apostar no desenvolvimento e implementação de sistemas que visam promover a sustentabilidade económica e ambiental.

O Lab, inserido no Campus do Politécnico, arrancou há um ano com uma equipa dedicada exclusivamente a projetos na área de IoT – Internet of Things e Smart Cities, contando atualmente com mais de 35 colaboradores com competências adicionais nas áreas de Automação, Cloud & Data Center Facilities, Low-Code Development e SAP.

Desde a sua inauguração tem-se vindo a apostar na formação e contratação de profissionais especializados da região do Alentejo através de celebração de protocolos com o Politécnico de Portalegre, para o desenvolvimento de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), e com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), para a criação de programas de estágio profissional, assim como o lançamento de Academias de Formação gratuitas nas mais diversas tecnologias, quer presenciais quer remotamente.

Com o objetivo de acolher os cerca de 100 profissionais previstos até 2023, está já a ser construído um novo edifício, contiguo ao atual espaço da BioBIP – Bioenergy and Business Incubator of Portalegre, com uma área útil de aproximadamente 500 m2.

Henrique Mourisca, Diretor Geral da Softinsa, destaca que “a escolha da cidade de Portalegre para a instalação do nosso Lab especializado tem demonstrado ser uma aposta vencedora. A forte parceria que construímos com o IPP e com a Câmara Municipal de Portalegre tem permitido o crescimento da Softinsa de acordo com as nossas melhores previsões e com as iniciativas que estamos já a delinear em conjunto acredito que o nosso futuro em Portalegre será ainda mais promissor.”

Para o Diretor Geral da Kyntech Services, Francisco Caeiro, “este é um momento importante no plano de crescimento da Kyntech Services. A aposta em Portalegre surge como um passo natural na nossa estratégia de expansão nas áreas de IoT e Eficiência Energética e permite-nos também reforçar o compromisso com os nossos clientes, com o IPP e com a Câmara Municipal de Portalegre. É com orgulho que celebramos o 1º aniversário do Lab especializado com todos os nossos colaboradores, com o IPP e com o município.”

Neste 1º aniversário do Lab especializado de Portalegre, a Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Pombo Carvalho, felicita a Softinsa e a Kyntech pelo trabalho desenvolvido no âmbito das Cidades Inteligentes com impacto direto em todo o Alentejo, salientando que “a Câmara Municipal de Portalegre está empenhada em criar valor na economia local, gerando novas dinâmicas e reforçando a capacidade de atração de empresas e investimento para o território, que promovam a criação de emprego qualificado e a fixação de ativos no nosso concelho.”

Luís Loures, Presidente do Politécnico de Portalegre, considera esta parceria um caso de sucesso, quer pelo impacte que tem ao nível do ensino, formação e investigação aplicada, quer pelo contributo positivo que encerra ao nível da inovação e capacitação da região. “O progressivo crescimento do Lab especializado, no nosso Campus, é um fator diferenciador não só institucional, mas também regional e nacional. A localização da Softinsa e da Kyntech Services, em Portalegre, foi uma aposta ganha: são polos de atração de talento e fixação de quadros altamente especializados, contribuindo de forma significativa para a digitalização da economia.

Esta criação de sinergias, entre o mundo académico e o meio empresarial, tem proporcionado aos nossos estudantes da área das tecnologias reais possibilidades de encontrarem aqui uma saída profissional, ainda antes do término da sua formação, o que desde logo é uma evidência de que estávamos certos, quando acreditámos neste projeto!”.

O evento que assinalou o primeiro aniversário do Lab especializado, decorreu dia 6 de maio, à tarde, no Lounge da BioBIP, e contou com a presença do Presidente do Politécnico de Portalegre, Luís Loures, da Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Pombo Carvalho, do Diretor Geral da Softinsa, Henrique Mourisca e do Diretor Geral da Kyntech Services, Francisco Caeiro.

Notícias Eventos