.

Notícias 22, Nov, 2022

Diplomado da ESAE nomeado Doutor Honoris Causa

asas

Rui Alexandre Castanho, natural de Elvas, diplomado da Escola Superior Agrária de Elvas em Engenharia Agronómica – Ramo de Espaços Verdes, mestre em Planeamento em Auditoria, Fiscalização de Espaços Verdes e Doutor Internacional em Planificação Sustentável em zonas fronteiriças, foi nomeado Doutor Honoris Causa pela Universidade Peruana de Ciências e Informática.

Esta nomeação decorre do seu contributo na aproximação do mundo latino-americano ao âmbito académico de qualidade europeia, à investigação de elevado nível nas áreas transfronteiriças, ao desenvolvimento regional sustentável, bem como à digitalização do ensino.

A distinção que acaba de receber assinala um percurso académico e profissional vasto. Considerado um especialista em desenvolvimento sustentável e meio ambiente para zonas urbanas, Rui Alexandre Castanho, é docente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades da Universidade Internacional de La Rioja (Espanha) onde integra um grupo de investigação em Desenvolvimento Económico e Social.

É Professor Associado na Universidade WSB (Wyższa Szkoła Bankowa), Polónia. Está afeto a outras instituições de Ensino Superior e a outros centros de investigação: é Professor Visitante Associado na Universidade de Joanesburgo (África do Sul), Vice-Coordenador do CITUR (Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação Turística - Madeira – Portugal), membro do VALORIZA (Centro de Investigação para a melhoria dos Recursos Endógenos do Instituto Politécnico de Portalegre - Portugal) e do Grupo de Investigação AQUAGEO (Universidade de Campinas (UNICAMP), Brasil.

É editor, editor convidado e revisor em diversas revistas científicas internacionais, como por exemplo: Spatial Economic Analysis, Sustainable Cities and Society, Infrastructures, Sustainability, Economies, Land, WSEAS Transactions on Environment and Development, Opportunities and Challengens in Sustainability (OCS) ou ainda no Jornal of Urban Development and Management (JUDM).

É conferencista, autor e editor de vinte livros, tendo já recebido diversos prémios pela atividade científica desenvolvida (mais de 70 artigos indexados por trabalhos publicados em revistas do grupo TOP 10).

Ao receber esta distinção, considerou-a como uma grande honra e um estímulo para continuar a desenvolver o seu trabalho académico e social, especialmente na área da cooperação transfronteiriça e no desenvolvimento regional sustentável.

 

Foto: Universidade Peruana de Ciências e Informática

Notícias Eventos