O Instituto Politécnico de Portalegre tem uma história com mais de 35 anos, construída sempre em parceria com muitas pessoas e entidades.
As escolas que se foram criando ou juntando, os serviços de apoio e investigação, estão traduzidos em 4 escolas (ESECS, ESTG, ESAE, ESS), Serviços de Ação Social (SAS), Incubadora de base tecnológica (BioBIP), 5 unidades transversais, para além dos serviços administrativos.
Procuramos constantemente uma forma melhor de ser, de fazer e de estar mais próximo dos seus.
O que nos distingue é o acompanhamento que fazemos às nossas pessoas.
Somos um Instituto Politécnico que marca pelo dinamismo, juventude e proximidade.
Junte-se a nós. Faça parte da nossa história.
Ensino Superior perto de si.
O Instituto Politécnico de Portalegre (IPPortalegre) é uma instituição pública de Ensino Superior. Integra quatro Escolas:
a Escola Superior de Educação (ESECS), a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) e a Escola Superior de Saúde (ESS), em Portalegre, e a Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE).
O IPP foi criado legalmente em 1980, mas iniciou o seu funcionamento, com a nomeação do Presidente da primeira comissão instaladora, apenas em 1989.
A atual ESECS (ex-Escola Superior de Educação) deu início às suas actividades em 1985, a ESTG em 1989 e a ESAE em 1995. A atual ESS (ex-Escola Superior de Enfermagem) integrou o IPP em 2001.
Nas suas quatro Escolas, o IPP oferece vários cursos de licenciatura e de mestrado, bem como pós-graduações e cursos de especialização tecnológica.
A oferta formativa do IPP abarca áreas diversificadas do saber, de acordo com a matriz formativa de cada uma das suas escolas. A educação/formação, a acção social, o turismo, o jornalismo/comunicação, a gestão, a engenharia, a informática, o design, o marketing, a agricultura, a equinicultura, a enfermagem e as tecnologias da saúde são as áreas fundamentais do saber que sustentam a formação, a investigação e a intervenção do IPP e das suas escolas.
O Instituto Politécnico de Portalegre tem como uma das suas grandes preocupações o desenvolvimento regional, tendo uma forte relação com a comunidade envolvente. Por outro lado, preocupa-se em acompanhar a inserção profissional dos seus alunos, criando condições para a sua fixação na região. Apesar desta forte aposta regional, o IPP não descura o intercâmbio e as relações externas nacionais e internacionais.
Neste sentido, projectos como a Coordenação Interdisciplinar para a Investigação e Inovação (C3i), o Centro de Línguas e Culturas (CLIC), o Gabinete de Empreendedorismo, as Relações Externas e Cooperação e o Gabinete Europe Direct, são apostas fortes e consolidadas de unidades de intervenção do Instituto Politécnico de Portalegre.
A preocupação social tem sido lema e aposta do IPPortalegre, desde a sua fundação. A criação e aprofundamento dos serviços de acção social (SAS), o desenvolvimento de ensino de qualidade e de excelência, o apoio à comunidade escolar, o apoio aos diplomados na inserção na vida activa e a interacção com o meio envolvente são preocupações dominantes. Mas também a inclusão social, a criação de condições para a prática desportiva, a preocupação com a saúde e a segurança de alunos, docentes e funcionários são práticas sociais do IPPortalegre que se vão afirmando institucionalmente.
De forma coerente com as suas preocupações e princípios, o IPPortalegre vai criando condições cada vez mais sustentáveis de apoio à comunidade, favorecendo a prática do voluntariado de alunos e colaboradores, bem como criando condições para fazer frente a situações internas de emergência social, nomeadamente desenvolvendo o Gabinete de Apoio Psicopedagógico, que possui um conjunto alargado de programas de trabalho e de intervenção.
TAXA DE APROVEITAMENTO 2015/2016
TAXA DE EMPREGABILIDADE 2014/2015
TAXA DE SUCESSO ESCOLAR 2015/2016
A oferta formativa do IPPortalegre abarca áreas diversificadas do saber, de acordo com a matriz formativa de cada uma das suas escolas. A educação/formação, a acção social, o turismo, o jornalismo/comunicação, a gestão, a engenharia, a informática, o design, o marketing, a agricultura, a equinicultura, a enfermagem e as tecnologias da saúde são as áreas fundamentais do saber que sustentam a formação, a investigação e a intervenção do IPP e das suas escolas.