IPP Social – Leitura solidária

Decorreu durante o mês de abril e início de maio, no Serviço de Pediatria do Hospital Doutor José Maria Grande, no Centro Comunitário e Social de S. Bartolomeu e na Escola da Praceta (Pré-escolar), mais uma edição do projeto “Leitura solidária”.

Recorrendo à narração de estórias de literatura infantojuvenil, a iniciativa foi criada com o objetivo de pacificar as emoções das crianças internadas. Por acréscimo, a ação estendeu-se a jardins de infância.

Implementado há treze anos, o projeto já chegou a cerca de 300 crianças, 75 das quais em contexto hospitalar.

O projeto concretiza-se no âmbito da licenciatura em Enfermagem da ESS – IPPortalegre, pelos estudantes do 3º ano – 2º semestre da UC de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria. A coordenação está a cargo da professora Margarida Malcata e do responsável pela Biblioteca Municipal de Portalegre, professor Luís Ensinas.


Sobre as sessões

A biblioterapia pode ser considerada como a prescrição de materiais de leitura com função terapêutica.

Para o desenvolvimento de cada sessão – este ano concretizaram-se doze – são previamente selecionadas algumas obras de literatura infantojuvenil de diversos autores. A escolha de cada obra recai sobre a qualidade da ilustração e da narrativa. A metodologia adotada após a seleção da obra é realizada por um subprojecto, tendo em conta a sensibilidade e criatividade dos estudantes, com a supervisão do responsável da biblioteca.

Share this post