.

Notícias 21, Set, 2020

“Vacina para Todos”

Presidente do Politécnico de Portalegre é signatário da Declaração.

Albano Silva, presidente do Politécnico de Portalegre, é uma das 117 personalidades nacionais signatárias da declaração “Vacina Covid19, Acesso Universal e Justo”.

A mobilização da opinião pública portuguesa para o apoio à defesa do princípio de que o acesso a uma futura vacina deve ser universal e justo, acessível prioritariamente em função das vulnerabilidades e não da nacionalidade ou poder económico, são objetivos da iniciativa.

Este apelo de cidadãos portugueses, ligados a diversas áreas – sociedade civil, ciência e ensino superior, justiça, média, etc. – vai ao encontro dos princípios da campanha global, que une ativistas, antigos e atuais líderes mundiais e mais de duas dezenas de laureados com o Prémio Nobel da Paz, entre as quais o rosto da iniciativa, Muhammad Yunus.

Declaração e signatários

Site da iniciativa “Vacina para Todos”: www.vacinaparatodos.pt

*

Mensagem do presidente do Politécnico de Portalegre  

A pandemia que estamos a viver tem forçado a uma mudança dos nossos comportamentos e hábitos, que tem reduzido a intensidade e a proximidade da nossa vida social.

No íntimo de cada um de nós reside a esperança na ciência para a descoberta de uma vacina segura e eficaz que venha erradicar este novo vírus e que possibilite voltarmos a ter uma vida onde a apreensão e o risco voltem a dar lugar à liberdade de viver coletivamente em segurança e em paz.

Mas para isso é imprescindível que o Mundo encare a vacina que venha a ser descoberta, de acesso universal, justo, equitativo e gratuito a todos os povos do planeta, independentemente da sua origem, género ou condição económica.

Assim o desejamos, assim o esperamos, por uma cidadania eticamente responsável e por uma democracia plena. Este é um novo compromisso da Humanidade. Estes são os propósitos da campanha “Vacina para Todos” que está a ser abraçada em todo o Mundo e que foi lançada em Portugal no passado dia 16 de setembro. Temos o direito e o dever de aderir a este compromisso social e universal.

Albano Silva
Setembro de 2020

Notícias Eventos