.

Curso Técnico Superior Profissional - Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação
Objetivos
O Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação visa a formação de profissionais aptos para analisar, conceber, planear, desenvolver ou manter, de forma autónoma ou integrada numa equipa, software e sistemas em contextos organizacionais.
A componente de redes e segurança permitirá aos alunos a obtenção de certificação CISCO nestas áreas.
Competências
- Codificar algoritmos computacionais, visando o desenvolvimento de aplicações informáticas de suporte aos mais diversos processos de gestão e de comunicação de dados
- Implementar aplicações informáticas sobre diversas plataformas e níveis de mobilidade, em contextos de integração organizacional dos processos de gestão e de comunicação de dados
- Implementar, manter e gerir soluções integradas no âmbito da Internet das Coisas
- Identificar as vias de solução tecnológica mais adequadas e as ferramentas a que poderão recorrer, em cada situação concreta
- Participar em equipas de projetos de tecnologias de informação e comunicação, em contextos de integração de dados e de processos de gestão, de virtualização dos processos de comunicação e de manutenção dos respetivos níveis de segurança, de autenticidade
Duração: 4 Semestres
ECTS: 120
Total de vagas: 26 novas admissões por ano (Máximo de 50 alunos em simultâneo)
Local de funcionamento: Portalegre
Área(s) relevante(s): Informática ou Matemática ou Tecnologias de Informação e da Comunicação
Área(s) científica(s): Ciências informáticas (CNAEF 481)
Propinas: Consultar informação
Prosseguimento dos estudos / Saídas profissionais
Acesso direto à licenciatura em Engenharia Informática do Instituto Politécnico de Portalegre com equivalência até 60 créditos ECTS.
Regimes de acesso
Concurso para Estudantes Nacionais e da União Europeia |
O regime jurídico do curso técnico superior profissional encontra-se previsto no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro e pelo Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto. O curso, de ensino superior, não confere grau académico e a conclusão, com aproveitamento, do respetivo ciclo de estudos atribui o diploma de técnico superior profissional.
Fases de candidaturas: 1ª Fase: de 01 de fevereiro a 12 de maio de 2025 2ª Fase: de 07 de junho a 25 de agosto de 2025 3ª Fase: de 12 a 22 de setembro de 2025 Ver mais informação em Candidaturas, acesso e ingresso |
Maiores de 23 anos |
As provas de avaliação para a frequência do Ensino Superior pelos maiores de 23 anos, (indivíduos que tenham completado os 23 anos até 31 de dezembro do ano anterior ao da candidatura), visam facultar o acesso ao ensino superior aos que mostrem possuir competências para a frequência de um curso superior.
Fases de candidaturas: 1ª Fase: de 01 de abril a 31 de maio de 2025 2ª Fase: (a definir, se aplicável) Ver mais informação em Candidaturas, acesso e ingresso |
Concurso Especial para Estudantes Internacionais |
O Decreto-Lei n.º 62/2018, de 6 de agosto regula o estatuto do estudante internacional.
Fases de candidaturas: 1ª Fase: de 01 de fevereiro a 12 de maio de 2025 2ª Fase: de 07 de junho a 25 de agosto de 2025 3ª Fase: de 12 a 22 de setembro de 2025 Ver mais informação em Candidaturas, acesso e ingresso |
Apoios / Financiamentos
Parceiros
Este CTeSP surge por solicitação da Softinsa, uma subsidiária da IBM, e da Kyntech Services, uma subsidiária da Kyndryl com as quais o Politécnico de Portalegre estabeleceu uma parceria estratégica, no sentido de dotar os futuros diplomados de competências por eles procuradas mas que têm dificuldade em encontrar no mercado de trabalho.
Os protocolos com as empresas contemplam apoio educativo a vários níveis como seja a garantia de estágio letivo de 800 horas e a integração ao longo do curso em projetos das empresas parceiras numa lógica de aprendizagem baseada em projetos (PBL). Poderá contar igualmente com formadores das empresas parceiras na lecionação de módulos de aprendizagem muito específicos.
Após a conclusão do CTeSP, os formandos estarão habilitados a integrar, por via de estágio profissional ou de contratação direta, os quadros das empresas.
Apoios financeiros
Este curso possibilita os seguintes apoios a todos os alunos que ingressem no curso:
- Pagamento das propinas;
- Empréstimo de computador portátil durante o curso;
- Bolsa adicional no segundo ano do curso em função da integração dos alunos em projetos das empresas.
Acreditação e registo
Registo inicial: R/Cr 21/2022 de 20-04-2022
Registos de alteração: (quando se verifique)
Plano de Estudos
{[{ ano.desc }]}
Legenda: TP Ensino Teórico-Prático, OT Orientação Tutorial, PL Ensino Prático e Laboratorial, T Ensino Teórico, E Estágio, O Outra, S Seminário, ECTS Sistema Europeu de Transferência de Créditos.
Acordos de Software
O Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação dispõe de alguns acordos para utilização de software patrocinado por companhias internacionais. Estas companhias disponibilizam o licenciamento de software que é fornecido aos alunos para utilização em contexto académico.
PT: O CrossOver permite que os usuários executem uma variedade de programas de janela e jogos no macOS e no Linux sem comprar uma licença do Windows, sem inicialização dupla e sem uma máquina virtual. O CrossOver abre e lança seu software de produtividade do Windows, programas utilitários e jogos nativamente. E não tem a sobrecarga do sistema operacional Windows, o que significa que os programas e jogos do Windows são executados em velocidade nativa. A CodeWeavers, fabricante do CrossOver, oferece descontos especiais para os estudantes.
EN: CrossOver allows users to run a variety of window programs and games on macOS and Linux with out purchasing a Windows license, without dual-booting and with out a virtual machine. CrossOver opens and launched your Windows productivity software, utility programs and games natively. And it doesn’t have the overhead of the Windows operating system, which means that Windows programs and games run at native speed. CodeWeavers, the makers of CrossOver, offers special discounts for students.
A SPARX SYSTEMS disponibiliza à Licenciatura em Engenharia Informática e ao CTeSP de Desenvolvimento para a Web e Dispositivos Móveis, licensas de utilização para o produto Enterprise Architect, uma solução concebida para visualisar, analisar, modelar, testar e manter todo o tipo de sistemas de software, processos e arquiteturas. O Enterprise Architect utiliza padrões como o SysML, UML, BPMN e outros padrões abertos de modelação visual. Esta ferramenta é amplamente usada por inúmeras empresas de desenvolvimento de software no contexto da modelação.
A ALTOVA disponibiliza à Licenciatura em Engenharia Informática e o CTeSP de Desenvolvimento para a Web e Dispositivos Móveis licenciamento em todos os seus produtos. A ferramenta XMLSpy é a muito utilizada na Licenciatura em Engenharia Infromática e é lider mundial em projetos onde é necessária a edição de ficheiros estruturados segundo o standard XML. Disponibiliza ainda licenciamento para todas as ferramentas do seu Mission Kit que inclui edição de esquemáticas para XML (XSD), processamento gráfico baseado em folhas XSL e oferece ainda um conjunto de ferramentas utilitárias para edição de ficheiros e comunicação com bases de dados.
Quero receber mais informação!
![]() |
Recebe a informação sobre este curso diretamente no teu e-mail!Basta preencheres os campos abaixo (nome e endereço de e-mail) e receberás imediatamente um ficheiro PDF com o resumo do curso.
|