COVID-19


Esclarecimento aos estudantes internacionais

31 de março de 2020



COMUNICADO PRES. 03/2020

O Politécnico de Portalegre está ciente das dificuldades acrescidas para a maior parte dos agregados familiares, no atual contexto socioeconómico. Procurando que esta situação não coloque em risco a continuidade dos estudos para nenhum estudante, foi decidida a prorrogação do pagamento das propinas. No final da semana passada, publicou-se um despacho que permite que as prestações das propinas de março a junho possam ser pagas até 31 de julho, pela forma que cada família optar.

Desde o passado dia 16 de março que o Politécnico de Portalegre desenvolve o processo de ensino e aprendizagem em regime não presencial, estando os estudantes a trabalhar com os seus professores através de plataformas de ensino à distância que vão sendo aperfeiçoadas todos os dias. São experiências e desafios extremamente relevantes no presente e que permitirão desenvolver novas experiências de ensino à distância no futuro, quando voltarmos ao ensino presencial assente numa efetiva dimensão humana. 

Os funcionários não docentes estão maioritariamente em regime de teletrabalho e em atendimento não presencial de alunos, famílias e parceiros. Assim, os Serviços Centrais e as Escolas continuam a dar a resposta necessária ao desenvolvimento do ano letivo e à preparação do próximo. Há candidaturas para concursos especiais a decorrer, outros concursos já terminados na fase de análise e seleção pelo júri; e continua-se a responder às solicitações administrativas e financeiras que o calendário anual determina para as instituições de ensino superior.

Quer no processo de ensino e aprendizagem, quer no processo de teletrabalho é de assinalar a flexibilidade e adaptabilidade de professores, alunos e funcionários. Por incrível que pareça, não existiram interrupções significativas com o atual quadro de comportamentos sociais que a crise sanitária e o estado de emergência exigem.

Ainda assim, a residência de Portalegre está a funcionar com sessenta estudantes, na sua maioria internacionais, que optaram por ficar em Portalegre. Com medidas internas de isolamento social, o Politécnico criou condições suplementares para possibilitar comportamentos socias adequados à situação e para melhor poderem acompanhar as atividades letivas à distância. Criaram-se condições de individualidade para cada um dos estudantes que está a viver na residência, aumentaram-se os recursos informáticos disponíveis, e passou-se a fornecer a estes 60 estudantes duas refeições diárias que são confecionadas numa das cantinas do Politécnico e colocadas na residência em regime de take away. Reforçou-se ainda na residência o serviço de limpeza, de portaria e de vigilância, para aumentar a higienização e o acompanhamento, agora exigidos. A presidência do Politécnico, reconhece e agradece aos excelentes funcionários que nesta fase de grande incerteza e de mudanças sem precedente, continuaram de forma exemplar a vestir a camisola do Politécnico, disponibilizando-se para reforçar aqueles serviços e apoiar os que neste momento mais precisam.

Ao longo destas duas semanas e meia foi desenvolvido um enorme esforço não só no que diz respeito ao repatriamento dos estudantes internacionais que estavam em Portalegre ao abrigo do programa ERASMUS e de outras tipologias de mobilidade e que quiseram regressar aos seus países, mas também no que se refere ao regresso de estudantes portugueses que se encontravam em ERASMUS em diversos países da Europa. Felizmente que todas estas mobilidades, nem sempre fáceis, têm decorrido de forma positiva.

O Politécnico de Portalegre colocou os seus laboratórios ao serviço das autoridades regionais de saúde da ULSNA, onde serão desenvolvidos alguns produtos necessários à prevenção e combate ao SARS-CoV-2, colaborando diretamente com os Hospitais de Portalegre e de Elvas.

As atividades letivas serão interrompidas na semana da Páscoa conforme previsto no nosso calendário escolar. A avaliação da situação, a partir do balanço e perspetivas das autoridades de saúde, do Governo e da Presidência da República, deverá acontecer a 9 de abril próximo.

Apesar de a família IPP se manter a trabalhar com energia e espírito inovador, existe a consciência do vazio desolador provocado pelo funcionamento “anormal” da instituição. Mas porque coletivamente se acredita que a proximidade é um valor a preservar, o Politécnico de Portalegre trabalha com o sentido claro de manter a sua família junta e de tornar vivos os afetos da vida por meios alternativos, abraçando a esperança de nos (re)encontrarmos todos em breve.

30 de março de 2020

O presidente do Politécnico de Portalegre,
Albano António Varela e Silva

 


> Plano de contingência <

Revisão 2: 16/03/2020



Comunicado SAS

Residência de Estudantes dos Assentos

16 de março de 2020



COMUNICADO PRES. 02/2020

Considerando o conjunto de medidas extraordinárias e de caráter urgente de resposta à situação epidemiológica do novo Coronavírus – COVID 19, bem como as recomendações da equipa responsável pelo plano de contingência interno e dos Diretores das Escolas, determino a adoção das seguintes medidas para o período compreendido entre 16 de março e 13 de abril de 2020:

Medidas complementares de mitigação do contacto social

  • Redução do horário de funcionamento de todos os serviços, para o período entre as 9h00 e as 15h00.
  • Limitação da utilização de espaços comuns.
  • Suspensão das atividades de prestação de serviços externos em todos os laboratórios do Politécnico, os quais mantêm a sua atividade I&D.
  • Atendimento ao público efetuado de forma não presencial (toda e qualquer situação que justifique a deslocação a edifício do Politécnico, por elemento externo ao serviço, deve ser preferencialmente precedida de contacto digital ou telefónico).
  • Criação de um micro-site de informação/apoio à formação em plataformas de ensino à distância – http://si.ipportalegre.pt
     

Para docentes e estudantes

  • As atividades letivas e não letivas presenciais ficam suspensas entre 16 de março e 13 de abril, de acordo com a decisão do Conselho de Ministros de 12 de março, em articulação com o calendário escolar do Politécnico de Portalegre.
  • Os docentes devem manter a regular relação de ensino/aprendizagem com os estudantes, recorrendo a metodologias de ensino à distância (utilizando para tal as diferentes ferramentas, como sejam, as disponibilizadas pela FCCN, PAE, Moodle, etc.).
  • Os estudantes devem manter o contacto com os docentes, através da plataforma PAE e de outras ferramentas complementares que lhes sejam propostas.
  • A comunicação formal com os estudantes realiza-se, para efeito de registo, com recurso à plataforma PAE.
  • Os estágios de CTeSP, licenciatura e mestrado são suspensos.
  • Todos os prazos constantes no calendário escolar, referentes a atividades letivas e não letivas, suspensos neste período, serão posteriormente reagendados.
     

Para não docentes

  • Promoção do regime de teletrabalho, sendo cada caso avaliado individualmente, com prioridade para os grupos de risco tipificados como tal pela Direção-Geral da Saúde.
  • Suspensão do controlo de assiduidade.
     

Serviço de alojamento/ Residência

  • Manutenção dos serviços de alojamento e apoio aos estudantes que tenham necessidade ou optem por ficar em Portalegre, permanecendo para tal em funcionamento a Residência de Estudantes dos Assentos.
  • Adoção de medidas específicas de contenção do contacto social, tais como a limitação da permanência em espaços comuns e a redução do número de utilizadores por espaço.
     

Serviço de alimentação/ Cantina

  • Manutenção dos serviços de alimentação permanecendo para tal em funcionamento a Cantina Central, a laborar exclusivamente em sistema de take-away.
     

Sempre que se justifique, serão anunciadas medidas específicas, complementares às apresentadas, e de acordo com as indicações das entidades competentes.

Caso seja necessário, será reavaliado o calendário escolar do ano letivo de 2019/2020.

O Politécnico de Portalegre mantém ativo o seu plano de contingência, que será revisto sempre que necessário.

Apela-se à comunidade académica que, em caso de manifestação de qualquer sintoma da infeção por COVID-19, mantenha o contacto com o assistente designado do respetivo edifício de trabalho/estudo, para que este lhe possa facultar toda a informação e apoio sobre os procedimentos a adotar.

Todas as medidas internas anunciadas serão reavaliadas, a 9 de abril de 2020.

Nunca é demais relembrar o papel crucial de todos e de cada um, no respeito pelo próximo, acatando as medidas preventivas e de isolamento social. Importa reforçar que o período compreendido entre os dias 16 de março e 03 de abril não corresponde a qualquer pausa letiva, devendo manter-se, em sistema não presencial, as atividades de ensino-aprendizagem.

Peço-vos que respeitem as indicações de isolamento social emanadas pelas entidades responsáveis, para que juntos possamos contribuir para ultrapassar com celeridade este problema que é de todos! 

13 de março de 2020

O presidente do Politécnico de Portalegre,
Albano António Varela e Silva
 



ORIENTAÇÕES PARA A COMUNIDADE ACADÉMICA

PROCEDIMENTO A SEGUIR, EM CASA:
  • Se apresenta os sintomas da COVID-19, contacte a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) e siga as instruções.
  • Caso a recomendação da Linha Saúde 24 seja a de não se deslocar ao seu local de trabalho/ estudo, não se esqueça de informar o Politécnico através dos assistentes designados.
PROCEDIMENTO A SEGUIR, NO POLITÉCNICO DE PORTALEGRE:
  • Se apresenta os sintomas da COVID-19, contacte imediatamente o assistente designado do seu local de trabalho/ estudo.
  • Siga as diretrizes. Será prestada assistência e efetuadas as diligências previstas no Plano de Contingência.
Assistentes designados: 

Campus Politécnico (ESTG, ESS, BioBIP)
António Casa Nova
Telf. 962757278

Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS)
Carlos Silva
Telf. 962616513

Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE)
José Rato Nunes
Telf. 967074332

Serviços Centrais
João Milheiro
Telf. 961511367

Residência de Estudantes de Portalegre
Cândida Borralho
Telf. 967289807

Residência de Estudantes de Elvas
Nelson Vida
Telf. 939579129

Casas de Função
José Polainas
Telf. 926033866


OUTRAS INFORMAÇÕES

Plataforma Estamos ON – Medidas excecionais de resposta à COVID-19

Direção-Geral da Saúde – Informação sobre a COVID-19 

Guia sobre a COVID-19 (em vários idiomas) 

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou questão adicional, pode contactar-nos através do e-mail covid19@ipportalegre.pt.



COMUNICADO DO CCISP

10 de março de 2020



COMUNICADO PRES. 01/2020

9 de março de 2020

 


Materiais de divulgação

Icon Procedimento de atuação (236,0 KB) Icon Boas práticas - higienização das mãos (173,3 KB) Icon Etiqueta respiratória (132,5 KB)  

Share this post