COVID-19

Plano de contingência

Aplicável nas unidades orgânicas, edifícios e serviços do Politécnico de Portalegre

Revisão 4, de 17/09/2020
 

Plano de contingência das Residências de Estudantes

Aplicável nas residências de estudantes do Politécnico de Portalegre

Revisão 0, de 17/09/2020
 

Manual de procedimentos

Conjunto de metodologias, procedimentos e ferramentas de trabalho que deve ser usado na gestão, execução e controlo das medidas de mitigação da pandemia COVID-19.
 


Regras de Funcionamento das Residências de Estudantes em Período de Pandemia

14 de setembro de 2020
 


Vacina COVID-19 para todos  subscrever

A iniciativa “Vacina para todos” visa mobilizar a opinião pública portuguesa para o apoio à defesa do princípio de que o acesso a uma futura vacina deve ser universal e justo, acessível prioritariamente em função das vulnerabilidades e não da nacionalidade ou poder económico.
 


Aplicação STAYAWAY COVID

Já descarregaste a STAYAWAY COVID?
 



COMUNICADO PRES. 05/2020

Para conhecimento da comunidade académica partilhamos dois documentos estratégicos que definem regras, procedimentos e orientações para a organização do próximo ano escolar: “Orientações para atividades letivas e não letivas nas instituições científicas e de ensino superior” da DGES/DGS e “Recomendações às instituições científicas e de ensino superior para a preparação do ano letivo 2020/2021” do Gabinete do MCTES. Destacamos quatro aspetos:

- Que as orientações agora definidas são diferentes das orientações anteriores emanadas do Gabinete do Sr. Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que estiveram na base do consenso a que chegámos no Conselho Académico do passado dia 29 de maio (deliberação do CA nº 13/2020). De qualquer forma importa ressalvar que, no texto da deliberação, deixámos em aberto a possibilidade de adaptação a posteriores indicações das autoridades de saúde e da tutela, como veio a acontecer;

- Que os princípios orientadores, recomendações operacionais e recomendações estratégicas definidas pelo MCTES vão no sentido de garantir as atividades presenciais de ensino e avaliação, o estímulo a práticas de inovação e modernização pedagógicas e a presença dos docentes nas instituições, abrindo ainda espaço à possibilidade de adaptação das horas de contacto com os estudantes, reconfigurando, dentro dos limites legais, as cargas letivas existentes, o que nos garante alguma margem de manobra para eventuais adaptações;

- Que de acordo com o documento da responsabilidade do MCTES, “as instituições de ensino superior apenas podem ministrar ciclos de estudo na modalidade em que foram acreditados e/ou registados”; e

- Que é necessário proceder à monitorização e vigilância continuada das condições de saúde da comunidade académica, sendo obrigatório o uso de elementos de proteção individual e a higienização dos espaços de acordo com o plano de contingência em vigor.

Neste sentido, e tendo em conta as referidas orientações e recomendações, as direções das Escolas estão, em articulação com a presidência do Politécnico, a preparar o próximo ano letivo, visando garantir o cumprimento do estipulado pela DGES/DGS e pelo MCTES, dentro do enquadramento legal imposto pela A3ES face à respetiva acreditação de cada ciclo de estudos. Assim, o próximo ano letivo está a ser planeado considerando a realização de atividades em regime presencial nas instalações do Politécnico, o desdobramento em regime a distância das atividades letivas por impossibilidade de acomodação de todos os estudantes nas condições definidas pela DGS, assegurando, contudo, a presença de estudantes nas Escolas em número máximo adequado a garantir o cumprimento das referidas condições.

Face a estas novas exigências e às necessárias adaptações que as mesmas implicam, estamos já a proceder à aquisição de equipamentos multimédia para instalar nas salas de aula. Paralelamente está a ser preparado, conjuntamente com o GMC da Educação e Formação do SIG, a disponibilização de formação gratuita para os docentes, considerando os domínios da educação, comunicação e colaboração digital; os ambientes, plataformas e tecnologias digitais; as atividades de aprendizagem digital; e as práticas de avaliação digital.

Não obstante a natureza objetiva das indicações emanadas do MCTES/DGES/DGS reconhecemos a incerteza existente acerca da evolução da pandemia, pelo que agradecemos desde já a contribuição e compreensão de todos, quer para as alterações introduzidas, quer para outras que tenhamos eventualmente que vir a introduzir ao longo do ano letivo.

26 de agosto de 2020

O presidente do Politécnico de Portalegre,
Albano António Varela e Silva
 


COMUNICADO

24 de junho de 2020
 


Notícia da SIC Finalistas de Enfermagem da Escola de Saúde de Portalegre regressam aos estágios

24 de maio de 2020
 


Plano para o levantamento progressivo das medidas de contenção motivadas pela pandemia COVID-19

4 de maio de 2020
 


DESPACHOS PRES.

Despacho n.º 15 – Prorrogação das datas de entrega dos trabalhos finais do mestrado

Despacho n.º 14 – Situação de exceção à aplicação do ponto 8, do art.8º do Regulamento de Prestação de Serviços à Comunidade

Despacho n.º 9 – Pagamento de propinas – ano letivo 2019-20 (alteração ao Despacho PRES N.º 17-2019 que fixa o valor e forma de pagamento das propinas para o ano letivo 2019-20)
 


COMUNICADO PRES. 04/2020

17 de abril de 2020
 


Esclarecimento aos estudantes internacionais
Notice to International Students

31 de março de 2020
 


COMUNICADO PRES. 03/2020

30 de março de 2020
 


Comunicado SAS

Residência de Estudantes dos Assentos

16 de março de 2020
 


COMUNICADO PRES. 02/2020

13 de março de 2020
 


ORIENTAÇÕES PARA A COMUNIDADE ACADÉMICA

PROCEDIMENTO A SEGUIR, EM CASA:
  • Se apresenta os sintomas da COVID-19, contacte a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) e siga as instruções.
  • Caso a recomendação da Linha Saúde 24 seja a de não se deslocar ao seu local de trabalho/ estudo, não se esqueça de informar o Politécnico através dos assistentes designados.
PROCEDIMENTO A SEGUIR, NO POLITÉCNICO DE PORTALEGRE:
  • Se apresenta os sintomas da COVID-19, contacte imediatamente o assistente designado do seu local de trabalho/ estudo.
  • Siga as diretrizes. Será prestada assistência e efetuadas as diligências previstas no Plano de Contingência.
Assistentes designados: 

Campus Politécnico (ESTG, ESS, BioBIP)
António Casa Nova
Telf. 962757278

Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS)
Carlos Silva
Telf. 962616513

Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE)
José Rato Nunes
Telf. 967074332

Serviços Centrais
João Milheiro
Telf. 961511367

Residência de Estudantes de Portalegre
Alda Cordas
Telf. 963931435

Residência de Estudantes de Elvas
Nelson Vida
Telf. 939579129

Casas de Função
José Polainas
Telf. 926033866


OUTRAS INFORMAÇÕES

Plataforma Estamos ON – Medidas excecionais de resposta à COVID-19

Direção-Geral da Saúde – Informação sobre a COVID-19 

Guia sobre a COVID-19 (em vários idiomas) 

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou questão adicional, pode contactar-nos através do e-mail covid19@ipportalegre.pt.


COMUNICADO DO CCISP

10 de março de 2020
 


COMUNICADO PRES. 01/2020

9 de março de 2020

 


Materiais de divulgação

Icon Boas práticas - higienização das mãos (173,3 KB) Icon Etiqueta respiratória (132,5 KB)  

Share this post