COVID-19

Notícia da SIC Finalistas de Enfermagem da Escola de Saúde de Portalegre regressam aos estágios

24 de maio de 2020


Plano de contingência

Aplicável em todas as unidades orgânicas, edifícios e serviços do Politécnico de Portalegre

Revisão 3, de 07/05/2020
 


Plano para o levantamento progressivo das medidas de contenção motivadas pela pandemia COVID-19

4 de maio de 2020
 


DESPACHOS PRES.

Despacho n.º 15 – Prorrogação das datas de entrega dos trabalhos finais do mestrado

Despacho n.º 14 – Situação de exceção à aplicação do ponto 8, do art.8º do Regulamento de Prestação de Serviços à Comunidade

Despacho n.º 9 – Pagamento de propinas – ano letivo 2019-20 (alteração ao Despacho PRES N.º 17-2019 que fixa o valor e forma de pagamento das propinas para o ano letivo 2019-20)
 


COMUNICADO PRES. 04/2020

Tal como indicado no comunicado PRES. 02/2020, de 13 de março, as medidas internas anunciadas foram reavaliadas, a 9 de abril de 2020, considerando quer a evolução da situação pandémica COVID-19 em Portugal, quer as indicações da tutela e das autoridades de saúde competentes.

Assim sendo, depois de analisadas as implicações decorrentes da prorrogação do estado de emergência e das medidas de confinamento e isolamento social, com as direções das Escolas e com os órgãos científicos e pedagógicos do Politécnico, determinam-se as seguintes orientações:

  • À exceção das atividades de natureza prática ou laboratorial cujas competências e conhecimentos a adquirir por parte dos estudantes sejam de todo impossíveis de garantir recorrendo a metodologias de ensino-aprendizagem à distância, toda a atividade letiva continuará a realizar-se em regime de ensino à distância até ao final do presente ano letivo e de acordo com o calendário escolar do Politécnico de Portalegre para 2019/20.
  • A necessidade de atividades presenciais referidas no ponto anterior, cujo levantamento está a ser feito neste momento pelos órgãos científico-pedagógicos de cada Escola, permitirá perceber o número de horas e de alunos envolvidos e serão realizadas de forma progressiva logo que as condições o permitam. Neste momento, pensamos que aquelas aulas práticas e laboratoriais de natureza presencial possam ocorrer durante o mês de julho, e/ou de setembro, Porém, estas datas podem eventualmente ser antecipadas caso a situação sanitária do país o possibilite e se encontrem reunidas as necessárias condições de segurança para o efeito.
  • Os calendários de exames previstos para 2019/20 manter-se-ão. Ainda assim, serão equacionadas épocas de exame normal e de recurso alternativas especificamente para as UC em que não seja possível cumprir os programas nos prazos inicialmente previstos.
  • Todos os estágios, projetos e formação em contexto de trabalho de CTeSP, Licenciaturas e Mestrados, cuja natureza ou tipologia permita garantir a continuidade do desenvolvimento dos trabalhos previstos, seja de forma presencial ou à distância (teletrabalho ou outra), possam ser retomados, e que possam ser considerados os trabalhos que comprovadamente continuaram a ser desenvolvidos durante este período.
  • Calendário Escolar para 2020/21. A proposta de calendário escolar para o próximo ano letivo está a ser pensada tendo em consideração as novas datas recentemente anunciadas para a divulgação dos resultados do CNAES (1ª fase - 28 de setembro; 2ª fase - 15 de outubro; e 3ª fase - 30 de outubro) e a amplitude do ano escolar específico de cada uma das Escolas. Assim, prevemos iniciar os cursos do 1º ano da ESS e os 2º, 3º e 4º anos de todas as Escolas a 06 de outubro; e iniciar os cursos de 1º ano da ESECS, ESAE e ESTG a 19 de outubro.

Sempre que se justifique, serão anunciadas medidas específicas, complementares às apresentadas, e de acordo com as indicações das entidades competentes.

O Politécnico de Portalegre mantém ativo o seu plano de contingência, que será revisto sempre que necessário. Neste momento estamos já a preparar as medidas de contingência necessárias ao regresso progressivo da comunidade académica às Escolas e aos seus locais normais de trabalho, logo que tal seja possível.

Este pensamento já voltado para o futuro, com uma família IPP ainda mais próxima e comprometida, só é possível pela forma fantástica como temos respeitado as medidas preconizadas pelas autoridades de saúde, nomeadamente o isolamento social e a contingência de mobilidade; mas também pela adaptabilidade e flexibilidade demonstradas por toda a comunidade académica do nosso Politécnico, que de forma serena conseguiu, quase de um dia para o outro, fazer nascer e vivificar novas experiências e novas metodologias de ensino à distância e de teletrabalho.

Obrigado a todos!

17 de abril de 2020

O presidente do Politécnico de Portalegre,
Albano António Varela e Silva



Esclarecimento aos estudantes internacionais
Notice to International Students

31 de março de 2020



COMUNICADO PRES. 03/2020

O Politécnico de Portalegre está ciente das dificuldades acrescidas para a maior parte dos agregados familiares, no atual contexto socioeconómico. Procurando que esta situação não coloque em risco a continuidade dos estudos para nenhum estudante, foi decidida a prorrogação do pagamento das propinas. No final da semana passada, publicou-se um despacho que permite que as prestações das propinas de março a junho possam ser pagas até 31 de julho, pela forma que cada família optar.

Desde o passado dia 16 de março que o Politécnico de Portalegre desenvolve o processo de ensino e aprendizagem em regime não presencial, estando os estudantes a trabalhar com os seus professores através de plataformas de ensino à distância que vão sendo aperfeiçoadas todos os dias. São experiências e desafios extremamente relevantes no presente e que permitirão desenvolver novas experiências de ensino à distância no futuro, quando voltarmos ao ensino presencial assente numa efetiva dimensão humana. 

Os funcionários não docentes estão maioritariamente em regime de teletrabalho e em atendimento não presencial de alunos, famílias e parceiros. Assim, os Serviços Centrais e as Escolas continuam a dar a resposta necessária ao desenvolvimento do ano letivo e à preparação do próximo. Há candidaturas para concursos especiais a decorrer, outros concursos já terminados na fase de análise e seleção pelo júri; e continua-se a responder às solicitações administrativas e financeiras que o calendário anual determina para as instituições de ensino superior.

Quer no processo de ensino e aprendizagem, quer no processo de teletrabalho é de assinalar a flexibilidade e adaptabilidade de professores, alunos e funcionários. Por incrível que pareça, não existiram interrupções significativas com o atual quadro de comportamentos sociais que a crise sanitária e o estado de emergência exigem.

Ainda assim, a residência de Portalegre está a funcionar com sessenta estudantes, na sua maioria internacionais, que optaram por ficar em Portalegre. Com medidas internas de isolamento social, o Politécnico criou condições suplementares para possibilitar comportamentos socias adequados à situação e para melhor poderem acompanhar as atividades letivas à distância. Criaram-se condições de individualidade para cada um dos estudantes que está a viver na residência, aumentaram-se os recursos informáticos disponíveis, e passou-se a fornecer a estes 60 estudantes duas refeições diárias que são confecionadas numa das cantinas do Politécnico e colocadas na residência em regime de take away. Reforçou-se ainda na residência o serviço de limpeza, de portaria e de vigilância, para aumentar a higienização e o acompanhamento, agora exigidos. A presidência do Politécnico, reconhece e agradece aos excelentes funcionários que nesta fase de grande incerteza e de mudanças sem precedente, continuaram de forma exemplar a vestir a camisola do Politécnico, disponibilizando-se para reforçar aqueles serviços e apoiar os que neste momento mais precisam.

Ao longo destas duas semanas e meia foi desenvolvido um enorme esforço não só no que diz respeito ao repatriamento dos estudantes internacionais que estavam em Portalegre ao abrigo do programa ERASMUS e de outras tipologias de mobilidade e que quiseram regressar aos seus países, mas também no que se refere ao regresso de estudantes portugueses que se encontravam em ERASMUS em diversos países da Europa. Felizmente que todas estas mobilidades, nem sempre fáceis, têm decorrido de forma positiva.

O Politécnico de Portalegre colocou os seus laboratórios ao serviço das autoridades regionais de saúde da ULSNA, onde serão desenvolvidos alguns produtos necessários à prevenção e combate ao SARS-CoV-2, colaborando diretamente com os Hospitais de Portalegre e de Elvas.

As atividades letivas serão interrompidas na semana da Páscoa conforme previsto no nosso calendário escolar. A avaliação da situação, a partir do balanço e perspetivas das autoridades de saúde, do Governo e da Presidência da República, deverá acontecer a 9 de abril próximo.

Apesar de a família IPP se manter a trabalhar com energia e espírito inovador, existe a consciência do vazio desolador provocado pelo funcionamento “anormal” da instituição. Mas porque coletivamente se acredita que a proximidade é um valor a preservar, o Politécnico de Portalegre trabalha com o sentido claro de manter a sua família junta e de tornar vivos os afetos da vida por meios alternativos, abraçando a esperança de nos (re)encontrarmos todos em breve.

30 de março de 2020

O presidente do Politécnico de Portalegre,
Albano António Varela e Silva

 



Comunicado SAS

Residência de Estudantes dos Assentos

16 de março de 2020
 



COMUNICADO PRES. 02/2020

13 de março de 2020
 



ORIENTAÇÕES PARA A COMUNIDADE ACADÉMICA

PROCEDIMENTO A SEGUIR, EM CASA:
  • Se apresenta os sintomas da COVID-19, contacte a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) e siga as instruções.
  • Caso a recomendação da Linha Saúde 24 seja a de não se deslocar ao seu local de trabalho/ estudo, não se esqueça de informar o Politécnico através dos assistentes designados.
PROCEDIMENTO A SEGUIR, NO POLITÉCNICO DE PORTALEGRE:
  • Se apresenta os sintomas da COVID-19, contacte imediatamente o assistente designado do seu local de trabalho/ estudo.
  • Siga as diretrizes. Será prestada assistência e efetuadas as diligências previstas no Plano de Contingência.
Assistentes designados: 

Campus Politécnico (ESTG, ESS, BioBIP)
António Casa Nova
Telf. 962757278

Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS)
Carlos Silva
Telf. 962616513

Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE)
José Rato Nunes
Telf. 967074332

Serviços Centrais
João Milheiro
Telf. 961511367

Residência de Estudantes de Portalegre
Cândida Borralho
Telf. 967289807

Residência de Estudantes de Elvas
Nelson Vida
Telf. 939579129

Casas de Função
José Polainas
Telf. 926033866


OUTRAS INFORMAÇÕES

Plataforma Estamos ON – Medidas excecionais de resposta à COVID-19

Direção-Geral da Saúde – Informação sobre a COVID-19 

Guia sobre a COVID-19 (em vários idiomas) 

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou questão adicional, pode contactar-nos através do e-mail covid19@ipportalegre.pt.



COMUNICADO DO CCISP

10 de março de 2020



COMUNICADO PRES. 01/2020

9 de março de 2020

 


Materiais de divulgação

Icon Procedimento de atuação (236,0 KB) Icon Boas práticas - higienização das mãos (173,3 KB) Icon Etiqueta respiratória (132,5 KB)  

Share this post