.

Apoios aos Alunos


Apoio psicopedagógico

Todos nós, em algum momento da nossa vida, somos confrontados com desafios que fazem parte do processo de crescimento. No entanto, nem sempre se conseguem encontrar as estratégias mais adequadas ou desenvolver as ferramentas necessárias para lidar com as adversidades. Muitas vezes é numa fase de transição tão marcante como a entrada no Ensino Superior que surgem diversos obstáculos.

É neste sentido que surge o Gabinete de Apoio Psicopedagógico e mais especificamente o apoio psicopedagógico.

O apoio psicopedagógico destina-se a todos os estudantes que façam parte do Instituto Politécnico de Portalegre, sendo totalmente gratuito. Para realizares o teu pedido só precisas de enviar um email para anaserra.gap@ipportalegre.pt manifestando o teu interesse em agendar uma primeira sessão. Todo o processo é estritamente confidencial, segundo as normas do código de ética da Ordem dos Psicólogos Portugueses, respeitando sempre a tua privacidade.

A metodologia utilizada baseia-se em sessões individuais, promovendo uma relação empática e de apoio, para que possas trabalhar respostas e estratégias adaptativas na resolução tuas dificuldades pessoais/emocionais, com o objetivo de promover o teu bem-estar a todos os níveis.

A primeira sessão tem uma duração de 60 -90 minutos e as seguintes 50-60 minutos. Caso não possas comparecer à sessão agendada deverás informar o Gabinete o mais atempadamente possível.

Preocupações/problemáticas mais comuns:

  • Ansiedade e stress

  • Depressão

  • Processos de luto

  • Dificuldades relacionais

  • Problemas comportamentais ou de conflitos

  • Desenvolvimento pessoal

  • Situações de crise /transições de vida / processos de adaptação

  • Desempenho Académico/ Métodos de estudo

 


Missão

O objectivo principal do gabinete é a promoção da adaptação e do sucesso académico, tendo em conta os três momentos de transição ecológica que os jovens atravessam ao longo do ensino superior: a entrada (adaptação), a frequência e a saída (transição para o mundo do trabalho) e contemplando três vertentes de intervenção complementares e interligadas: remediativa, preventiva e de investigação:

a) Vertente remediativa:  A vertente remediativa tem por objectivo a intervenção em situações disfuncionais já instaladas e baseia-se fundamentalmente no atendimento psicológico individual, nos domínios da orientação/reorientação escolar, apoio psicopedagógico e apoio psicológico a problemáticas pessoais/relacionais.

b) Vertente preventiva:  A vertente preventiva tem como objectivo ir ao encontro de necessidades quer estruturais quer de contexto que, de alguma forma, podem afectar o estudante nesta fase de desenvolvimento, tendo em conta os três momentos de transição já referidos, mas privilegiando o momento de transição do secundário para o ensino superior e consequente adaptação.

c) Vertente de investigação:  Pretende-se poder levar a cabo estudos que permitam conhecer/caracterizar as necessidades da população estudantil do Politécnico de Portalegre em confronto com outros estudos efectuados noutras escolas, desenvolver aspectos relacionados com o modelo teórico, assim como levar a cabo o estudo das condições/factores de sucesso/insucesso no Ensino Superior.

É neste contexto, que o GAP tem como destinatários toda a comunidade académica, em particular os estudantes das escolas do Instituto Politécnico de Portalegre.


O GAP assume a seguinte forma:
Coordenação Geral – Professor Luís Loures, Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre
Coordenação Executiva – Dr. Antero Teixeira
Coordenação Científica/Psicopedagógica - Professora Isabel Ferreira
Atendimento - Dra. Ana Patrícia Serra

 


Consulte ainda: Apoio médico | Emergências sociais / Apoio Social | Apoio aos estudantes com necessidades especiais | IPP Amigo | Mentorado

Voltar a Serviços de Ação Social