.

SERVIÇOS ACADÉMICOS
 

FAQ´S - Frequently Asked Questions – Perguntas mais frequentes

 

1. Pretendo anular a minha matrícula, como posso fazer?

Deverá submeter um requerimento, disponível no site do Politécnico de Portalegre, por correio, por e-mail, por fax, ou entregando pessoalmente nos Serviços Académicos, a solicitar a anulação da matrícula, invocando o motivo, sendo o mesmo submetido a despacho superior. Quando pretender retomar os estudos deverá candidatar-se pela via do reingresso. 
De salientar que de acordo com o disposto no artº 9 do regulamento de matricula e inscrições no Politécnico de Portalegre, No caso da anulação da matrícula ou inscrição no ano letivo, a título de propina, o aluno deve pagar:
a) A 1ª prestação de propinas, definida no ano letivo a que respeita a anulação, no caso de o requerimento de anulação ocorrer nos quinze dias subsequentes à data da inscrição/matrícula;
b) As prestações de propinas, definidas para o ano letivo a que respeita a anulação, devidas até ao mês em que é requerida a anulação, inclusive, no caso desta ocorrer após o prazo definido na alínea anterior e até ao dia 10 de janeiro, ou o 1.º dia útil subsequente, desse ano letivo;
c) A totalidade da propina definida para esse ano letivo, se a anulação for requerida posteriormente aos prazos fixados na alínea anterior.


2. Há congelamento de matrícula?

Nos, CTeSP, 1ºs e 2ºs ciclos a figura de congelamento de matrícula não existe; o aluno deve requerer a anulação de matrícula;


3. Posso matricular-me sem mais num curso de 1º ciclo do Politécnico de Portalegre depois de anular a respetiva matrícula?

Não. Se quiser frequentar o mesmo curso onde foi colocado no Politécnico de Portalegre deve primeiro candidatar-se por regime de Reingresso nos prazos definidos para o efeito. Em alternativa pode também inscrever-se nos exames nacionais exigidos para o curso a que pretende candidatar-se na escola secundária mais próxima da área de residência e concorrer pelo regime geral;


4. Estou interessado em efetuar Mudança de Curso | Par | Instituição, como devo fazer?

As candidaturas a Mudança (trata-se de "mudança" quando se trata de ingressar em curso distinto), Transferência (se pretender mudar de instituição e mantendo-se no mesmo curso) ou Reingresso (se já tiver sido aluno do Politécnico de Portalegre e pretender retomar os seus estudos no mesmo curso), decorrem em regra de 01 a 31 de Agosto, pelo que deverá estar atento ao nosso site em www.ipportalegre.pt em finais de Julho, onde encontrará informação sobre vagas, critérios de seriação, documentos necessários, modo de efetuar a candidatura, custo e outras informações relevantes. Entretanto poderá consultar no sitio das candidaturas, toda a informação respeitante ao ano anterior, uma vez que, em regra, os requisitos exigidos para a candidatura são formulados em modos semelhantes. 


5. Gostaria de obter a declaração dos valores pagos ao Politécnico de Portalegre, para efeitos de IRS, onde a devo solicitar?

As declarações para efeitos de IRS são disponibilizadas, todos os anos, a partir de Janeiro, e deverão ser solicitadas na tesouraria da Loja do Aluno do Politécnico de Portalegre. Pode ainda consultar no Portal das Finanças em e-facturas.


6. Perdi o meu cartão de estudante, o que devo fazer para me ser emitido um novo?

Deve contactar a Caixa Geral de Depósitos, agência de Portalegre, que é a entidade responsável pela emissão dos cartões de estudante.


7. Pretendo candidatar-me ao Politécnico de Portalegre através do Concurso Especial para Maiores de 23, onde posso obter a informação?

Deverá consultar a informação disponível aqui.


8. Para me candidatar a CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS (CTeSP) o que devo fazer?

Informações sobre o número de vagas, cursos que vão abrir e procedimento de candidatura são disponibilizadas no nosso site aqui.


9. Como posso candidatar-me a um Mestrado no Politécnico de Portalegre e quais os prazos para o efeito?

Para se candidatar a um Mestrado no Politécnico de Portalegre deverá estar atento aos Editais de Abertura dos Mestrados no nosso site aqui. Os prazos de candidatura a Mestrados constam dos respetivos Editais de Abertura. A análise das candidaturas e o processo de seriação são da responsabilidade do departamento que leciona o Mestrado.


10. Qual o valor das propinas em vigor no Politécnico de Portalegre para Licenciaturas, CTeSP, Pós-graduações e Mestrados?

O valor das propinas em vigor no Politécnico de Portalegre pode ser consultado anualmente aqui.


11. Deixei passar o prazo da referência de multibanco para o pagamento das propinas, como posso regularizar o pagamento?

Pode enviar um cheque ou vale postal emitidos à ordem do Politécnico de Portalegre, no montante em dívida, acrescido da multa à taxa em vigor. Também poderá fazer transferência bancária através do IBAN do Politécnico de Portalegre - IBAN: PT50078101120000000440451. Deverá ter o cuidado de indicar sempre no verso do cheque ou do vale postal, o seu n.º de aluno. Em alternativa poderá dirigir-se à Tesouraria do Politécnico de Portalegre e fazer o pagamento em dinheiro, multibanco, cheque.


12. Concluí a minha Licenciatura/Mestrado, como posso efetuar o pedido de certificado de informação final?

O certificado de informação final indica a média e a data de conclusão do curso e o grau atribuído. • Pode ser requerido através de email ou pelos CTT enviado para o Politécnico de Portalegre devendo enviar para o efeito fotocópia do BI/cartão do cidadão e indicação da morada atualizada;
• Presencialmente, na Loja do Aluno do Politécnico de Portalegre;
• Este processo tem um custo previsto na tabela emolumentos dos serviços, disponível aqui e pode ser liquidado através de cheque ou vale postal no valor em causa enviado pelo correio à ordem do Politécnico de Portalegre.
• Também poderá fazer transferência bancária IBAN: PT50078101120000000440451 (Caso opte pelo pagamento através de transferência bancária, remeter o comprovativo com o nome do aluno, para o e-mail tesouraria.ipp@ipportalegre.pt e servicos.academicos@ipportalegre.pt)


13. Posso pedir a Certidão de Informação Final sem pedir a Carta de curso?

Sim. A Certidão de Informação Final pode ser emitida independentemente de efetuar ou não o pedido de carta de curso.


14. Qual é o valor a pagar pelo Diploma e Carta de Curso?

Pode consultar os valores por tipo de curso e documento consultando a Tabela de Emolumentos em vigor.


15. O suplemento ao diploma é pago?

Não. Nos termos do DL nº 42/2005, de 22 de Fevereiro, as instituições de ensino superior não podem cobrar qualquer montante pela emissão do suplemento.


16. Como faço para obter a Certidão com as notas de todas as unidades curriculares?

A certidão que pretende é a Certidão discriminativa do aproveitamento nas unidades curriculares a que o estudante obteve aproveitamento, a respetiva nota, data de aprovação e os correspondentes ECTS. Esta Certidão terá que ser pedida na respetiva Escola. 


17.  Necessito do conteúdo programático das unidades curriculares que frequentei no Politécnico de Portalegre, onde os posso obter?

Os conteúdos programáticos das unidades frequentadas deverão ser solicitados junto das secretarias das respetivas Escolas.


18. Estou a concluir o 12.º ano e gostaria de prosseguir os meus estudos no Politécnico de Portalegre, como é que faço para me candidatar?

Deverá consultar a informação disponível no site da Direcção Geral do Ensino Superior disponível aqui.


19. Como posso obter e comprovar o estatuto de trabalhador estudante?

A comprovação da efetiva qualidade de trabalhador estudante deverá ser realizada anualmente nos prazos indicados para o efeito pelo Politécnico de Portalegre.
A comprovação da qualidade de trabalhador estudante, que comprove a relação laboral, devendo apresentar: 
a) Histórico de remunerações/descontos, emitido pelos Serviços da Segurança Social,
b) Declaração da entidade patronal, carimbada e assinada, que ateste a relação laboral na data do requerimento e o respetivo horário de trabalho;
c) Declaração de início de atividade do Ministério das Finanças devidamente atualizado, caso seja trabalhador independente.
d) Declaração de Centro de Emprego se estiver numa situação de desemprego involuntário. 


20. Posso frequentar os cursos ministrados pelo Politécnico de Portalegre em regime de tempo parcial?

Sim, desde que se trate de um curso de ensino superior (ficam de fora os CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS (CTeSP)) e o requeira no início do ano letivo. No entanto, a regulamentação em vigor não permite a inscrição a mais de 30 ECTS.


21. Como é que posso efetuar o pagamento das propinas?

Na Loja do Aluno, por cheque emitido e remetido por correio ou ainda nos terminais multibanco, através das referências previamente disponibilizadas e que podem ser consultadas https://netpa.ipportalegre.pt/netpa/page na página pessoal do aluno.


22. Como posso solicitar uma certidão de matrícula / inscrição?

As certidões de matrícula ou inscrição podem ser solicitadas diretamente na Loja do Aluno do Politécnico de Portalegre.

 

 


Voltar a: Serviços Académicos