.

ACESSO E INGRESSO
 

CTeSP


Concurso de Acessos aos Cursos Técnico Superiores Profissionais

O regime jurídico do curso técnico superior profissional encontra-se previsto no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro e pelo Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto.

O curso, de ensino superior, não confere grau académico e a conclusão, com aproveitamento, do respetivo ciclo de estudos atribui o diploma de técnico superior profissional.

Este ciclo de estudos é ministrado no ensino politécnico, tem 120 créditos e a sua duração é de quatro semestres curriculares de trabalho dos estudantes, constituídos por um conjunto de unidades curriculares organizadas em componentes de formação geral e científica, formação técnica e formação em contexto de trabalho, que se concretiza através de um estágio.

Os titulares de diploma de técnico superior profissional podem aceder e ingressar nos ciclos de estudos de licenciatura, adquirindo o respetivo grau académico.

INFOGRAFIA-CTESP_1.png

 

(+) Condições de Acesso


Podem candidatar-se:

a)  Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; (1)
b)  Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março.
c) Os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.(1)

(1) acesso direto sem prova de avaliação de capacidade desde que qualificados em pelo menos, uma da(s) área(s) considerada(s) relevante(s) para o ingresso e progressão no curso em que se pretende matricula.

Os candidatos titulares de ensino secundário estrangeiro devem apresentar certificado de equivalência ao ensino secundário português, emitido por  escola secundária portuguesa.


Veja aqui o Edital de Abertura de Candidaturas

Consulte ainda a Adenda ao Edital da Abertura de Concurso

Regulamento dos CTeSP 

O regime jurídico do curso técnico superior profissional encontra-se previsto no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro e pelo Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto.
Decreto-Lei n.º 62/2018, de 6 de agosto (Regula o estatuto do estudante internacional)

 

Calendário Candidaturas / Matrículas / Inscrições


Candidata-te AQUI!
(Não te esqueças de consultar a restante informação mais abaixo nesta página)
 

Vagas


Áreas Relevantes – Provas Avaliação Capacidade

 

(+) Documentação necessária à candidatura


CANDIDATURAS ON-LINE - Consulte o manual de apoio. Digitalize os documentos e submeta a candidatura online, sem ter que se deslocar aos serviços.

Pela candidatura são devidos emolumentos no valor de  20,00€, pagos por referência multibanco, gerada após submissão da candidatura

Podem apresentar candidatura a um ou mais CTeSP, ministrados pelo (IPP), até ao limite de quatro, devendo no entanto ser identificadas no boletim de candidatura as respetivas prioridades.

• Ficha de candidatura (CANDIDATURAS ON-LINE)
Curriculum Vitae
• Certificados de Habilitações da conculsão do ensino secundário, ou equivalente (descriminado com indicação da nota/ disciplina e média final)
• Cópia de documento de identificação (Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade e Cartão de contribuinte, Passporte)*
• Comprovativo de realização da prova especialmente adequada, destinada a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março
• Documentos (diplomas, certificados de habilitações, comprovativos de formação, e outros) que o candidato considere úteis para demonstrar as suas habilitações e currículo, através de fotocópia autenticada ou autenticação pelos serviços mediante exibição do original
Declaração Compromisso de Honra (para estudantes internacionais)
• Atestado Médico, em caso de deficiência
• Comprovativo de pagamento

ATENÇÃO: no caso de pretender adicionar um novo documento (um certificado de habilitações ou outro) após ter finalizado a sua candidatura na plataforma Candidaturas Online, já não lhe será permitido editar a mesma. Assim, deverá enviar o(s) documento(s) ao cuidado dos Serviços Académicos (servicos.academicos@ipportalegre.pt) que confirmarão a correta receção do(s) mesmo(s) e o introduzirão na respetiva candidatura.

*Ao abrigo do disposto no n.º 2 do art.º 5.º da Lei n.º 7/2007, de 05/02, cópia rubricada e assinada em que autoriza os serviços académicos a arquivar o cartão de cidadão no processo individual. Em caso de não autorização deve dirigir-se aos serviços a fim de exibir o cartão de cidadão e para verificação da informação para aceitação do processo de candidatura.

 

(+) Resultados


RESULTADOS ( Estudantes Internacionais)
Resultados Provisórios – 1ª Fase
Resultados Definitivos – 1ª Fase

Resultados Provisórios – 2ª Fase
Resultados Definitivos – 2ª Fase

Resultados Provisórios – 3ª Fase
Resultados Definitivos – 3ª Fase

 

 


Voltar a: Acesso e Ingresso