Jornada sobre desenvolvimento regional da Fundação “la Caixa”/ BPI

O Politécnico de Portalegre acolheu, no dia 7 de fevereiro, uma jornada de reflexão no âmbito do concurso PROMOVE Regiões Fronteiriças, cujo objetivo é impulsionar projetos inovadores que contribuam para a transformação e dinamização do território.

A sessão foi conduzida pelo presidente honorário do BPI e curador da Fundação “la Caixa”, Artur Santos Silva, e contou com a participação do Secretário de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Catarino, e de responsáveis pela definição da estratégia de atuação da Fundação “la Caixa” em Portugal: o diretor corporativo de território e centros, Rafael Chueca Blasco e o consultor estratégico, António Barreto.

O programa PROMOVE, que em 2018 teve uma dotação de 450 mil euros, foi criado para apoiar projetos piloto, selecionados através de concurso, com natureza inovadora e potencial para contribuir para a transformação e dinamização das regiões menos desenvolvidas do interior de Portugal. Nessa primeira edição foram premiados cinco projetos, entre os quais, o projeto “Agro Water Saving”, apresentado pelo IP Portalegre.

Receber contributos para a edição de 2019 do concurso motivou este encontro com agentes do desenvolvimento regional (representantes de comissões de coordenação e desenvolvimento das regiões Alentejo e Centro, politécnico, associações empresariais, câmaras municipais, etc.).

As reuniões de reflexão sobre o concurso aconteceram em Portalegre e em Bragança.

Share this post