.

Notícias 27, Nov, 2019

Propriedade Intelectual

Informação

VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
O processo tem início com a comunicação dos resultados de I&D ao Gabinete de Apoio à Promoção da Propriedade Industrial - GAPI através de formulário próprio disponível em http://pi.ipportalegre.pt

1.INVENÇÃO OU CRIAÇÃO
Comunicação através de formulário por parte dos inventores ou criadores (disponível em: http://pi.ipportalegre.pt)

2.ANÁLISE DA INVENÇÃO OU CRIAÇÃO
Análise do interesse do Politécnico de Portalegre em proteger a invenção, criação ou programa de computador comunicados

3.PROTEÇÃO DA INVENÇÃO OU CRIAÇÃO
Caso o Politécnico de Portalegre decida proteger, irá ser elaborado o texto e a gestão do pedido de registo de acordo com os mecanismos de proteção adequados

4.VALORIZAÇÃO
Desenvolvimento do potencial detectado nas fases anteriores do processo

Como posso saber se inventei ou criei algo?
Poderá encontrar no Código da Propriedade Industrial e no Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos os conceitos de invenção, criação e obra.

Os programas de computador são protegidos por legislação específica, nomeadamente através do decreto lei relativo à Proteção Júridica dos Programas de Computador (decreto-lei nº 252/94).

Poderá encontrar na secção Documentação e na secção Recursos do sítio do GAPI disponível em http://pi.ipportalegre.pt, documentação variada e links de interesse úteis.

Como gerir a publicação de um artigo?
A partir do momento em que uma invenção é tornada pública (nomeadamente através da publicação de um artigo), esta passa a pertencer ao estado da técnica e já não pode ser protegida sob a forma de patente ou modelo de utilidade.

O Regulamento de Propriedade Intelectual do Politécnico de Portalegre estabelece um período de três meses para o prazo de decisão do IPP sobre a protecção dos resultados de investigação comunicados, informando então os inventores ou criadores quanto à possibilidade de publicação desses resultados (art. 8º do regulamento).

Se a decisão do Politécnico de Portalegre for a de proteger juridicamente esses resultados, inicia-se o processo de elaboração e gestão do pedido de registo, devendo os inventores, criadores ou autores colaborar e manter a confidencialidade da matéria a proteger.

MAIS INFO:
http://pi.ipportalegre.pt  | pi@ipportalegre.pt

Notícias Eventos