.

Eventos 25, Mai, 2022

III Jornadas de Serviço Social

O curso de Serviço Social da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Portalegre promove, nos dias 25 e 26 de maio, as III Jornadas de Serviço Social, subordinadas ao tema Inovação e Envelhecimento Ativo: “Ageing in Place ‒ Envelhecer em casa e na comunidade".

Esta iniciativa pretende refletir sobre o envelhecimento e modelos de respostas sociais que promovam a participação e a autonomia da pessoa idosa.
O Ageing in place – envelhecer em casa e na comunidade, reflete uma mudança de paradigma nas políticas sociais de apoio aos idosos e um modelo que privilegia a criação de condições para uma vida autónoma, independente e segura, que se enquadra nos princípios do bem-estar e da qualidade de vida de pessoas idosas.

“Ser saudado por outras pessoas ao longo da rua”, “sentir-me seguro”, “conhecer o supermercado local”, “saber o nome do farmacêutico”, “conviver com familiares e com pessoas amigas” são alguns dos desejos daqueles que envelhecem. Cabe-nos refletir sobre as formas de ajustamento da pessoa ao seu ambiente, promovendo a criação e manutenção de contextos favoráveis e facilitadores do envelhecimento.

O debate destes dois dias, no auditório da ESECS e/ou via Zoom, reunirá especialistas e projetos desenvolvidos em todo o país, que divulgarão modelos e estratégias centrados na autonomia, participação social e promoção do bem-estar das pessoas idosas.

Neste debate participarão assistentes sociais, investigadores, diretores de projetos, o Grupo de Trabalho das Nações Unidas, responsáveis políticos, representantes de instituições e a Sra. Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Ao longo dos dois dias, teremos também a oportunidade de assistir a momentos culturais desenvolvidos por pessoas idosas, que desenvolvem diariamente atividades de enriquecimento pessoal e social, mantendo, desta forma, o seu contributo e participação na vida social da comunidade.

Programa

Inscrições

Notícias Eventos