.

Licenciatura em Enfermagem Veterinária
Este curso é ministrado na Escola Superior Agrária de Elvas.
Actualmente, os profissionais responsáveis pela sanidade animal – os médicos veterinários – socorrem-se, no exercício da sua actividade, de auxiliares ou assistentes que, ao contrário do que acontece na medicina humana, não possuem, na grande maioria dos casos, qualquer formação específica para as tarefas a desempenhar. São indivíduos cuja formação, essencialmente prática, vai sendo ministrada pelo médico veterinário que acompanham habitualmente. Estes auxiliares possuem assim um conhecimento predominantemente empírico, adquirido com base nos casos presenciados ao longo dos anos, o que faz com que a sua actuação profissional não esteja alicerçada em conhecimentos científicos de suma importância.
É para contribuir para a alteração do panorama agora descrito que a ESAE lecciona a licenciatura em Enfermagem Veterinária. A formação a ministrar permitirá formar o profissional que na verdadeira acepção da palavra seja um auxiliar/assistente do médico veterinário nas suas tarefas profissionais quotidianas, nas mais variadas situações de clínica e de cirurgia, tanto ao nível hospitalar como ao nível de campo, independentemente de se tratarem de animais de companhia ou de espécies pecuárias.
A licenciatura em Enfermagem Veterinária visa conferir uma formação predominantemente profissionalizante, dando-se uma grande ênfase ao ensino aplicado. Pretende-se formar profissionais bem preparados para o exercício prático da profissão, quer ao nível hospitalar, quer ao nível de campo, na área da sanidade e da produção animal.
Os conhecimentos teóricos e práticos sobre a anatomia e fisiologia dos diferentes animais domésticos, assim como sobre os quadros patológicos de naturezas diversas (infecciosas, parasitárias, etc.) permitem que este profissional esteja apto a assistir o médico veterinário nas mais variadas situações clínicas. A sua formação prática permitir-lhe-á, em particular, realizar distintas análises e provas laboratoriais e utilizar os principais equipamentos auxiliares de diagnóstico. Os conhecimentos sobre anestesiologia e técnica operatória permitem-lhe assistir a intervenções cirúrgicas. Estará ainda apto a fazer a administração de medicamentos prescritos pelo veterinário e a efectuar todo o tipo de cuidados clínicos e profilácticos em animais de companhia e espécies pecuárias.
Por outro lado, os conhecimentos práticos na área da inspecção sanitária, classificação das carnes e das carcaças, e da tecnologia de transformação dos produtos animais conferem uma maior polivalência a este profissional, permitindo-lhe coadjuvar os médicos veterinários dos Serviços Oficiais ligados ao controlo da qualidade alimentar, em particular no desempenho das funções de Auxiliar de Inspecção Sanitária.
Saídas profissionais
Após a adequação ao Processo de Bolonha, a licenciatura de Enfermagem Veterinária tem como objectivo formar profissionais cujo perfil esteja de acordo com as actuais exigências do mercado. Assim, os perfis profissionais definidos para esta licenciatura foram os seguintes:
1. Meios auxiliares de diagnóstico e análises clínicas: execução de técnicas de radiologia, ultra-sonografia, electrocardiografia; preparação do paciente para realização de meios auxiliares de diagnóstico; execução de técnicas laboratoriais e realização de análises clínicas para posterior interpretação pelo Médico Veterinário; auxiliar técnico de laboratórios de análises de rotina e de investigação veterinária.
2. Assistência a Médicos Veterinários - Clínica e cirurgia: auxiliar o Médico Veterinário na clínica de grandes e pequenos animais realizando: triagem de pacientes, contenção animal, preparação de material, fornecer e limpar utensílios, preparar medicação para casa, mudanças de penso e desinfecção de feridas, administração de medicamentos, cuidados e monitorização de animais internados. Admissão e preparação do paciente para a cirurgia. Auxilio do Médico Veterinário durante a cirurgia. Cuidados pós-operatórios do animal. Auxiliar em acções de rastreio e sanidade em programas oficiais de controlo de doenças.
2.1. Inspecção sanitária e saúde pública: auxiliar de Inspecção Sanitária.
3. Produção animal: técnico de produção animal; técnico de nutrição animal em empresas de alimentos para grandes e pequenos animais; processamento de matérias-primas e produção de alimentos de origem animal.
4. Gestão de empresas: responsável pela gestão e recepção de clientes e gestão de stocks nos centros de atendimento médico-veterinário. Direcção e gestão de empresas do sector pecuário.
5. Propaganda médico-veterinária: delegado de propaganda médico-veterinária.
Condições de acesso (para o Regime Geral)*:
Provas de ingresso (um dos seguintes conjuntos):
02 Biologia e Geologia
ou
02 Biologia e Geologia + 18 Português
ou
02 Biologia e Geologia + 16 Matemática
Nota mínima prova de ingresso: 9,5
Nota mínima de candidatura: 10
Nota de candidatura= nota prova ingresso (35%) + nota final do ensino secundário/profissional ou equivalente (65%)
Preferência Regional:
Vagas: 30%
Área de influência: distritos de Portalegre e Évora
Nota do último colocado - Informação da DGES
Avaliação do CE
- Relatório de autovaliação
- Relatório da Comissão de Avaliação Externa e decisão do Conselho de Adminstração da A3ES
Outras informações
Duração: 6 semestres
ECTS: 180
Conheça aqui os testemunhos de alguns licenciados
Empregabilidade (Fonte: Observatório Académico)
Publicação do Plano de Estudos no DR
Registo inicial: R/A-Ef 555/2011 de 18-03-2011
Registos de alteração: R/A-Ef 555/2011/AL01 de 06-04-2022
Para obter informações mais detalhadas ou para marcação de reunião online é favor contactar:
Gabinete de Comunicação e Imagem
E-mail: gci.esae@ipportalegre.pt
Tel: 00351 268 628 528 (09h-15h durante o mês de agosto)
Plano de Estudos
{[{ ano.desc }]}
Legenda: TP Ensino Teórico-Prático, OT Orientação Tutorial, PL Ensino Prático e Laboratorial, T Ensino Teórico, E Estágio, O Outra, S Seminário, ECTS Sistema Europeu de Transferência de Créditos.
Laboratórios
CAVE
O Centro de Atendimento Veterinário Escolar (CAVE),da Escola Superior Agrária de Elvas/Instituto Politécnico de Portalegre é uma estrutura que dá apoio a várias disciplinas da licenciatura em Enfermagem Veterinária (EV) e do Curso Técnico Superior Profissional em Cuidados Veterinários (CteSP CV) da ESAE, ao mesmo tempo que presta serviços de atendimento médico-veterinário à comunidade.
Confere aos alunos a oportunidade de realizarem as suas práticas numa infraestrutura equipada à semelhança do que vão encontrar no mercado de trabalho como profissionais de EV e CV, garantindo uma formação de elevado nível prático. Para além de desempenhar um papel fundamental na formação dos alunos, o CAVE está licenciado pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) para a prestação de serviços como Centro de Atendimento Médico-Veterinário (CAMV), permitindo a assistência a animais de companhia da comunidade no âmbito das aulas práticas, bem como a realização de trabalhos de investigação pelos docentes da área das ciências veterinárias.
LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA
O laboratório de Microbiologia consiste num local de apoio à realização de Unidades Curriculares com importante componente prática laboratorial. Estas Unidades Curriculares são lecionadas maioritariamente aos alunos da Licenciatura em Enfermagem Veterinária mas também aos alunos da Licenciatura em Equinicultura. Este laboratório apoia ainda as aulas práticas de algumas Unidades Curriculares do Curso Técnico Superior Profissional em Cuidados Veterinários (CteSP CV) da ESAE, nomeadamente Biologia e Microbiologia Geral e Técnicas Laboratoriais e de Diagnóstico.
O equipamento básico de microbiologia presente no laboratório permite, entre outros procecimentos, a preparação de meios de cultura em câmara de fluxo laminar, incubação em estufa e visualização de microrganismos, citologias ou cortes histológicos nos vários microscópios disponíveis. Adicionalmente, o equipamento disponível possibilita a realização de trabalhos de investigação que incluam a realização de análises ou estudos laboratoriais.
LABORATÓRIO DE PARASITOLOGIA
O laboratório de Parasitologia da ESAE é a base para as atividades académicas práticas das disciplinas de Parasitologia e Doenças Parasitárias da licenciatura em Enfermagem Veterinária e Introdução às Doenças Infeciosas e Parasitárias do CtesP Cuidados Veterinários. No mesmo espaço são desenvolvidas tarefas na área da parasitologia e doenças parasitárias de diferentes trabalhos de investigação e de projetos, valorizando o envolvimento dos alunos da licenciatura.
Na área da prestação de serviços, os docentes dão resposta a solicitações da comunidade envolvente no rastreio de doenças parasitárias e avaliação da eficácia dos desparasitantes. O laboratório também desempenha uma função importante no âmbito da responsabilidade social, desenvolvendo anualmente a avaliação das fezes de cães recolhidas das ruas de Elvas com o objetivo de estimar a carga parasitária e potencial zoonótico das amostras. Paralelamente, promove a sensibilização dos tutores para a recolha das fezes e desparasitação dos seus animais de companhia.
LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS VETERINÁRIAS
O Laboratório de Ciências Veterinárias é um espaço de aproximadamente 60m2 dedicado à atividade letiva e de investigação na área. Neste laboratório, dotado de equipamento diverso, são realizadas as aulas práticas das UC de Citologia e Histologia Animal, de Microbiologia e Imunologia e de Análises Clínicas (licenciatura em Enfermagem Veterinária), entre outras.
O equipamento existente, nomeadamente câmara de fluxo laminar, estufa, centrífugas, congelador vertical, leitor de microplacas, micrótomo, destilador de água, microscópios convencionais e digitais, termociclador, equipamentos de análise sanguínea, entre outros, permitem que os alunos pratiquem procedimentos fundamentais a realizar na sua futura atividade profissional. O material existente permite também o desenvolvimento de projetos de investigação aplicada na área das ciências veterinárias na região do Alto Alentejo.
SALA DE NECRÓPSIAS
A sala de necrópsias é um espaço físico que possui a infraestrutura e mobiliário necessários para que um grupo de quinze alunos possam assistir e praticar nas necrópsias que são realizadas a cães, gatos, aves, vitelos, cordeiros e a animais silvestres. É composta por uma mesa para necropsias de pequenos animais, duas arcas congeladoras, e uma câmara de refrigeração.
SALA DE ANATOMIA
Permite a realização de aulas práticas de Anatomia Animal, nomeadamente com recurso a modelos ósseos e animais para auxílio na transmissão dos conteúdos. Este espaço apoia também a realização de aulas práticas de reabilitação animal, utilizando os modelos animais e diversos equipamentos de fisioterapia e reabilitação.
Quero receber mais informação!
![]() |
Recebe a informação sobre este curso diretamente no teu e-mail!Basta preencheres os campos abaixo (nome e endereço de e-mail) e receberás imediatamente um ficheiro PDF com o resumo do curso.
|